Administração de recursos, gestão da informação, tomada de decisão, pró-atividade e superação de desafios foram alguns dos itens trabalhados na dinâmica “Mercadores do universo”, realizada pela empresa de treinamento empresarial Somma, nesta sexta-feira (08.04) durante a Parceria Sindical 2016. A dinâmica de grupo já é tradicional no encerramento do evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) desde 2011, ela ajuda a “arrematar” tudo que foi debatido.
Nesta edição, cerca de 250 participantes, entre presidentes de sindicatos, mobilizadores, gerentes sindicais e colaboradores do Sistema Famato/Senar foram levados ao fictício Sistema planetário de Mercaton, que vive em constantes relações comerciais, cujo objetivo principal é ganhar dinheiro. Cada um dos 27 grupos recebeu no início do jogo uma quantidade de Zênix (moeda de Mercaton), de acordo com a pontuação conquistada no “Prêmio Mobilização Sindical”.
O sistema imaginário é formado pelos planetas (grupos) Azon, Blon, Cion e Dron, cada um deles possui um habitante (membro) com função de vendedor, ele negocia com outros planetas. São mundos diferentes com necessidades e recursos específicos que podem ser trocadas no Banco Ligon. Algumas aquisições são uma questão de sobrevivência (estratégia de sobrevivência), enquanto outras são oportunidades de progresso econômico (estratégia de negócio).
O planeta Longínquo dita as regras que mudam conforme se avança nos quatro ciclos em que o jogo ocorre, ele também “vende” um jornal com informações que subsidiam a tomada de decisões. Cada ciclo dura 20 minutos e ao final o que importa é quem conseguiu acumular mais Zênix. Os três maiores acumuladores são os maiores Mercadores do Universo. Entretanto o maior prêmio é levar os ensinamentos do jogo para a vida real: visão de oportunidade, informação e visão sistêmica. Esse objetivo foi cumprido.
O presidente de Canarana, Arlindo Cancian, integrante do grupo que conquistou o primeiro lugar ressaltou que esta dinâmica despertou nele muitas reflexões. “Além disso, aprendi muito e, quero repassar todo esse conhecimento e informações para minha equipe. Esse evento nos qualifica e ajuda a nos conhecermos melhor e, assim repassar com mais qualidade tudo o que aprendemos”.
Para a mobilizadora do Sindicato Rural de Pedra Preta, Celismeire Vieira, a Parceria Sindical 2016 trouxe mais que conhecimento, informação e qualificação. “Para mim o evento trouxe união”. Mais que união, para o mobilizador do Sindicato Rural de Itiquira, Elvis Pedroso da Silva a Parceria Sindical 2016 agregou conhecimento. “Mais que isso, estou levando novas ideias. Já estou planejando mudanças. As palestras contribuíram muito no pensar destas novas ideias”.
IMPORTANTE – Se você quer acompanhar os bastidores da Parceria Sindical 2016 visite o blog no endereço – https://senarmtblog.wordpress.com/ e o facebook do Senar-MT.- no endereço – https://www.facebook.com/SenarMt/
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt