SOBRE O SENAR

Somos uma instituição de ensino rural, integrante do Sistema S, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procuramos, por meio de treinamentos e capacitações, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes áreas.

Hoje, o SENAR-MT atua em várias frentes de trabalho, na Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Assistência Técnica e Gerencial e educação formal, em parceria com a Faculdade CNA. 

O Senar-MT tem em seu portfólio mais de 250 treinamentos gratuitos, que atendem as principais cadeias produtivas de Mato Grosso: Produção Agrícola, Produção Animal, Sistemas Agroflorestais, Gestão, Saúde e Segurança do Trabalhador, Apoio a Comunidade Rural e Ações Sociais.

A entidade realiza 13 programas especiais focados na gestão da propriedade, segurança do trabalho, combate a queimadas e formação de brigada de incêndio, empreendedorismo, atendimento às pessoas com necessidades especiais, cidadania e inclusão digital.

Também faz parte da estrutura do Senar-MT 02 Centros de Treinamento (CTs) para aulas práticas com o que há de mais moderno no mercado, os CTs ficam em Campo Novo do Parecis e Sorriso, 31 NACs (Núcleo Avançado de Capacitação) que dão suporte de infraestrutura aos cursos e treinamentos da entidade e está em construção o Centro de Excelência em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no município de Tangará da Serra.  

Para que possamos cumprir nossa missão contamos com cerca de 300 instrutores credenciados, que prestam serviços educacionais nas diferentes áreas do conhecimento.

No planejamento do Senar-MT estão previstas novas estruturas para os cursos e treinamentos, expandir os CTs para diferentes regiões, lançamento de novos produtos, expandir a atuação da ATeG, dentre outros.

Nesses mais de 25 anos de atuação do Senar-MT foram mais de 1,1 milhão de pessoas atendidas em FPR, PS e PE.

Parceiros SENAR-MT

Nossos grandes parceiros na realização dos treinamentos são os Sindicatos Rurais, que somam 93 espalhados pelo estado de Mato Grosso. Contamos ainda com apoio de prefeituras, associações de produtores, universidades, órgãos estaduais e federais, dentre outros.

Com a parceira de todos conseguimos estar dentro da propriedade rural, capacitando e transformando a vida de homens e mulheres do campo.

Missão

“Promover o desenvolvimento profissional e social para o meio rural com soluções educacionais inovadoras e integradas atendendo as demandas contemporâneas do mercado”.

Visão

“Ser reconhecido como a entidade que oferece as melhores soluções educacionais para o desenvolvimento rural sustentável do estado de Mato Grosso”.

Valores

“Espírito de equipe, paixão por educar, comportamento ético, raízes no agro, inovação, desenvolvimento de pessoas e foco nas necessidades do público alvo”.

Arrecadação:

Para a realização das ações e atividades gratuitas e sujeitas à Certificação de ensino e aprendizagem de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) da família do Campo, além da realização de programas especiais, como a Assistência Técnica e Gerencial, o SENAR-AR/MT tem como principal fonte de recursos financeiros a contribuição compulsória de Produtores Rurais PF e PJ, sobre a comercialização de produtos agrosilvipastoris.

Para saber mais sobre a Arrecadação acesse o link: https://www.cnabrasil.org.br/senar/arrecada%C3%A7%C3%A3o