O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado ressalta que o objetivo da viagem é dar aos produtores rurais e aos técnicos a oportunidade de conhecer como funciona o setor produtivo destes países. "Além de exposições agropecuárias e propriedades rurais, o grupo também terá a oportunidade de visitar entidades e conhecer um pouco do mercado agrícola destes dois países".
Para a coordenadora da equipe pedagógica do Senar-MT, Rosana Rocha Schimidt, o objetivo nesta Missão Técnica é conhecer a estrutura organizacional e a metodologia de ensino destes países. "Já li algumas coisas sobre como funciona na Argentina, mas o Uruguai é novidade", conta a coordenadora que acredita que estas viagens são muito produtivas para fomentar novas ideias tantos para os técnicos, como para os produtores.
Valdécio Tarcis Rezente produz leite no município de Dom Aquino e é a primeira vez que vai para a Argentina e Uruguai. Com um rebanho de aproximadamente 1.500 cabeças incluindo gado de corte e de leite, ele acredita que a viagem lhe dará a oportunidade de aprender a lidar melhor com a relação entre o custo e a produção em sua propriedade. "Esta é a primeira vez que participo de uma Missão Técnica e estou bastante otimista e levando muita curiosidade na bagagem".
Já para o coordenador de Projeto Técnicos, Wlademiro Neto conta que seu principal objetivo, nesta viagem, é verificar como é o processo de ganho de peso dos animais e entender como funciona o planejamento das propriedades que produzem o leite. "Para nós do Senar-MT é a oportunidade de buscar novas tecnologias que já funcionam nestes países e adaptá-las para as nossas condições climáticas".
Assim como Neto, o presidente do Sindicato Rural de Claudia, município a cerca de 700 quilômetros de Cuiabá, Sérgio Dalmazo Ferreira tem a expectativa de trazer muitas novas ideias para aplicar nas atividades da propriedade. Para o Dalmazo, esta também será a primeira vez que participa de uma Missão Técnica. "Quero conhecer tudo que poderá me ajudar a melhorar a produção de leite em meu município", ressalta.
Segundo o presidente, em seu município há dezenas de pequenos produtores de leite, mas que estão desanimado com a atividade. "Chegamos a montar uma cooperativa, mas ainda não conseguimos ter uma boa estrutura e o nosso custo de produção é bem elevado. Acredito que vou voltar com muitas ideias e novidades".
Durante toda a semana o grupo visitará várias províncias tanto na Argentina, quanto no Uruguai. O roteiro inclui confinamentos, laticínios e fazendas de produção de leite em Santa Fé, Rosário. Em Palermo, alem da Exposição Agropecuária, o grupo ainda visitará O Instituto de Promoção de Carne de Gado da Argentina.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.