Representantes do setor produtivo de Mato Grosso, integrantes da indústria e revenda de máquinas agrícolas se reúnem nesta quarta-feira (24.06), às 10 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para conhecerem dados inéditos sobre a utilização da mecanização agrícola nas lavouras e sobre a mão de obra no campo de Mato Grosso.
O evento é organizado pelo Senar-MT e irá revelar o resultado de um estudo feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a pedido da entidade de ensino rural. “Mato Grosso é o maior produtor de grãos, carne e diversas outras culturas. O uso da tecnologia tem contribuído muito para chegarmos a este patamar. Entretanto, a qualificação da mão de obra não tem acompanhado este desenvolvimento, e neste cenário os que estiverem melhores preparados tem mais chances de colocação no mercado de trabalho”, revela o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.
Durante o encontro os parceiros debaterão os resultados do estudo do Imea e apontarão estratégias, visando o desenvolvimento do agronegócio no Estado.
A pesquisa do Imea foi realizada por amostragem durante o quarto trimestre de 2014, com questionário aplicado a 318 produtores do Estado em 59 municípios, responsáveis pelo equivalente a 8% da área de soja de Mato Grosso. Revelou, dentre vários números, que a propriedade média no Estado tem 2.450 hectares, sendo as maiores áreas da região oeste.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page SenarMt e a conta @senar_mt.