A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Monitores do Programa Filhos no Campo participam de capacitação em Primeiros Socorros

Post Image

Qual a maneira correta de se imobilizar um membro com suspeita de fratura? O que fazer caso uma pessoa se engasgue? Quais os riscos de tentar auxiliar uma vítima sem o conhecimento adequado? Estas e outras perguntas vem à mente sempre que estamos diante de alguém que necessita de socorro. Ainda mais quando se trata de crianças.

 

Para capacitar monitores do programa Filhos no Campo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais, a entidade realizou nesta quinta-feira (14.05) um curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros, que tem oito horas de carga horária.

 

O treinamento é ministrado pelo instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Rogério Fernandes da Silva, militar aposentado do Exército com mais de 26 anos de experiência na área. “O importante é saber que se você não tem conhecimento suficiente para prestar aquele socorro chame os serviços de emergência”, alerta. “Informação é o principal instrumento de um socorrista, ainda mais quando a vítima se encontra em local afastado de hospitais e pronto socorro”, afirma.

 

Durante a capacitação, o instrutor alterna teoria e prática de primeiros socorros com ajuda dos integrantes da turma. O curso aborda assuntos como Anatomia Humana, transporte correto de acidentados, como atender mesmo sem equipamento e a melhor forma dos socorristas passarem as informações para a equipe de resgate.

 

Para a participante Kedma Monteiro, de 23 anos, as informações dão mais segurança aos monitores do Programa Filhos no Campo. “Vamos para as fazendas com as crianças e com esse curso teremos mais confiança em como proceder se alguma coisa acontecer”, afirma.

 

FILHOS NO CAMPO – Voltado para crianças de sete a 12 anos que vivem em centros urbanos, o Programa Filhos do Campo tem por objetivo aproximá-los do meio rural, mostrando de onde vêm as matérias-primas e como são produzidos os produtos que consomem em seu dia a dia. Em 2014 Foram atendidas 106 turmas, beneficiando 3.356 crianças.  No ano passado ocorreu a terceira edição do programa que contemplou os municípios de Cáceres, Cuiabá, Várzea-Grande e Tangará da Serra.  Os interessados em obter mais informações sobre o programa devem procurar o Sindicato Rural de seu município.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.