A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Instrutores renovam conhecimento tecnológico em treinamento de Agricultura de Precisão

Post Image

Qualificar o profissional do campo que lida com máquinas e implementos agrícolas na área de Agricultura de Precisão (AP) é a meta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o Programa Nacional de AP. Esta semana, a entidade realiza o treinamento de 27 instrutores da área, em parceria com a empresa de máquinas John Deere. Segundo os participantes, a capacitação tem trazido novidades.

 

“Estamos nos aprimorando nas inovações do setor e esse conhecimento vai nos ajudar a sanar muitas dúvidas que existem no campo a respeito da agricultura de precisão”, comenta o instrutor Fábio Pereira Pires, credenciado junto ao Senar-MT, que participa pela segunda vez de um curso voltado para AP. “Minha expectativa é grande, principalmente com relação à calibração das máquinas e também sobre a forma de gestão desses equipamentos, pois a AP é um processo contínuo de aprendizado”, acredita. De acordo com Pires, em Mato Grosso, a área onde a agricultura de precisão é mais requisitada é a de grãos como soja e milho, porém, há procura também na pecuária e em outras atividades,  como na área de pulverização.

 

A capacitação em AP não atende apenas a necessidade por qualificação profissional. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os treinamentos realizados têm conseguido diminuir o número de acidentes com equipamentos agrícolas, revela o instrutor Joel Alves. “Saiu recentemente um mapa dos estados com maior número de acidentes com implementos e o RS aparece em terceiro lugar, atrás apenas de Mato Grosso  e Paraná. Porém, houve todo um trabalho de conscientização no estado e o SENAR entrou para qualificar esses profissionais, disponibilizando vários treinamentos para preparar o trabalhador rural e  para evitar esse tipo de acidente. Tenho percebido que as pessoas do campo no RS estão se conscientizando da necessidade de treinamentos nessa área”, explica Alves.

 

Para o profissional que atua há mais de 20 anos na área de mecanização agrícola, a capacitação na John Deere está sendo “muito boa”, principalmente na parte operacional, conta. “Estamos aprendendo bastante sobre a parte operacional, de controle e monitoramento. A John Deere tem um tipo de monitoramento diferenciado e receber esse treinamento vai facilitar operar o maquinário no campo”.

 

Segundo o instrutor técnico da John Deere que ministra o treinamento, João Paulo de Freitas, o curso é voltado para equipamentos na área de direcionamento e piloto automático e tem a função de proporcionar aos participantes, o melhor entendimento sobre o uso e aproveitamento desses equipamentos. “Conhecendo o desempenho da máquina, o agricultor trabalha mais hectares por dia e com mais qualidade. Não vai ter desperdício e, ainda, terá a vantagem de mais horas de trabalho e menos tempo de máquina ociosa. O produtor terá otimização de custos”, argumenta. “Com esse curso voltado para o SENAR, teremos a oportunidade de levar aos nossos produtores o treinamento em agricultura de precisão e o conhecimento adequado para aproveitarem ao máximo a máquina adquirida”.

 

O curso foi dividido em duas turmas com 20h e a participação de 15 instrutores em cada uma. As atividades terminam nesta sexta-feira, dia 06, em Goiânia (GO).