A qualificação foi apontada como um instrumento transformador de vidas nesta segunda-feira (02.02) durante a solenidade de assinatura do memorando de entendimento entre o Governo do Estado de Mato Grosso com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Representando o Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso (Senar-MT), o superintendente da instituição, Tiago Mattosinho participou do evento.
A assinatura ocorreu no auditório Cloves Vettorato no Palácio Paiaguás. O documento que firma parceria por uma política integrada e inclusiva de trabalho, assistência social e promoção da cidadania foi assinado pelo governador de Mato Grosso Pedro Taques, pela diretora do Escritório da (OIT) Laís Abramo, e pelo secretario de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney de Arruda. "Muito me honra a assinatura deste documento que significa a instrumentalização de diretos fundamentais das pessoas", disse o governador.
Para a representante da OIT o Brasil avançou muito nas questões do chamado trabalho decente, mas ainda há muito caminho a percorrer. "O Senar, assim como todo o Sistema S tem uma função muito importante nesse sentido, pois tem sido parceiros da OIT e das instituições do Estado. Esta parceria consiste em dar uma atenção integrada às pessoas que se encontram em uma situação de vulnerabilidade para que elas possam elevar seus níveis de escolarização e qualificação consequentemente na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho".
O titular da Setas-MT também mencionou a importância do Senar-MT nesse processo. "É muito grande, pois o Senar é especialista na formação da mão de obra, principalmente naquela que o mercado precisa. O Senar, a Setas e o Governo têm o mesmo interesse o de que aja crescimento econômico, mas com inclusão da mão de obra em posto de trabalho descente", afirmou Arruda.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).