O presidente do Sistema Famato Senar-MT, Rui Prado, disse que apenas com as ferramentas da democracia o agronegócio irá garantir avanços, a exemplo do que já ocorreu com a aprovação do Novo Código Florestal. Sua fala ocorreu durante o Fórum Soja Brasil: As perspectivas para o agro no segundo governo Dilma, realizado na solenidade de Abertura oficial da colheita de soja Safra 2014/2015, nesta quinta-feira (29.01).
"Temos que subsidiar a Frente Parlamentar da Agricultura com dados e argumentos para enfrentarmos os desafios do setor, que são muitas como a questão de demarcações de terras indígenas, infraestrutura e logística. Os problemas não são novidades para ninguém, o que precisamos é de atitudes nesse novo governo", apontou.
O Fórum faz parte do Projeto Soja Brasil e ocorreu na sede da Fazenda Sementes Adriana, na Serra da Petrovina, Zona Rural de Alto Garças (360 km de Cuiabá, na região sul do Estado). Além de Prado, participaram do fórum o vice-governador de Mato Grosso Carlos Favaro, o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Ricardo Tomczyk, vice-presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e deputado federal (PSD-MG), Marcos Montes e o vice-presidente da FPA e deputado federal (PSDB-MT), Nilson Leitão. O apresentador do Canal Rural João Batista Olivi foi o mediador do debate.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o superintendente do IMEA, Otavio Celidonio, e o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, também acompanharam o evento. Logo após o fórum houve uma colheita simbólica, realizada por sete máquinas sendo operadas por algumas das autoridades presentes, representando a abertura oficial da colheita este ano.
SOJA BRASIL – Este foi o terceiro ano consecutivo que o Senar-MT realizou em parceria com o Canal Rural, Aprosoja Brasil e Aprosoja Mato Grosso o projeto Soja Brasil. Nesta edição, durante a Etapa Mato Grosso, a Caravana Soja Brasil visitou 19 municípios mato-grossenses. Ao todo foram cerca de 7 mil quilômetros rodados e mobilizados pelo menos 3000 produtores.
Diversos assuntos foram abordados ao longo das duas etapas do Projeto Soja Brasil em Mato Grosso. A falta de mão de obra qualificada foi uma das principais reclamações feitas em todos os municípios pelos quais a Caravana passou.
Os produtores também se mostraram preocupados com o Sistema Integrado de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e as consequências para aqueles que não conseguirem fazer o CAR a tempo, já que uma das sequelas para aqueles que não fizerem o CAR é não ter acesso aos financiamentos e aos produtos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema. "O prazo final para o preenchimento do CAR é cinco de maio. Ainda há muitas dúvidas entre os produtores e durante o Soja Brasil, a equipe técnica do Senar-MT observou que a muitos ainda não fizeram o processo", ressalta Rui Prado.
Um dos resultados do Soja Brasil deste ano é que o Senar-MT passa a ofertar dois novos produtos: A qualificação de 120 horas em Agricultura de Precisão, lançado durante as palestras do projeto, e a Oficina CAR, de quatro horas. Durante a caravana do Soja Brasil foram realizadas 21 oficinas, uma em cada município e duas extras em Primavera do Leste e Alto Araguaia, capacitando 420 produtores rurais.
Agora, o treinamento está disponível para o produtor, interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município. Outras informações no site da instituição d ensino rural (www.senarmt.org.br)
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).