Em Porto do Gaúchos, a cerca de 700 quilômetros de Cuiabá, assim como na maioria dos municípios mato-grossenses, a falta de mão de obra qualificada para atuar no campo preocupa os produtores rurais. O presidente do Sindicato Rural, Milton Carlos Zolin conta que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) tem sido um grande aliado na solução deste problema. "Começamos o ano realizando diversos treinamentos", conta entusiasmado.
Soja, milho, arroz e também a pecuária são a base da economia da região. De acordo com o presidente, os treinamentos mais demandados junto ao Sindicato de Produtores Rurais são para a formação de mão de obra de profissionais que irão atender estas cadeias produtivas. "O setor mais carente é o de máquinas e implementos agrícolas. Temos muita procura para o treinamento de operador de colhedeira".
Além deste, a área de classificação de grãos também é carente de profissionais qualificados. "Já solicitamos treinamentos que irão capacitar profissionais para atuar nesta área. Além deste, planejamos vários outros. Ao todo são cerca de 35 para 2018", enfatiza o presidente.
O presidente conta ainda que o Programa Mulheres em Campo foi realizado no município e teve um resultado muito positivo. Este programa tem como objetivo desenvolver nas mulheres competências de empreendedorismo e gestão visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural. Ao todo, são cinco módulos e o conteúdo inclui assuntos como diagnóstico, empreendedorismo, planejamento e até indicadores de viabilidade e comercialização.
Além da parceria para a formação profissional para o setor do agronegócio, Zolin conta ainda que a realização dos projetos sociais como o Mutirão Rural e o Equoterapia também são importantes para atender as comunidades rurais do município de Porto dos Gaúchos.