Foi realizado o 1º Encontro de Bioenergia de Mato Grosso, em Barra do Bugres, nos dias 13 e 14 de setembro. Segundo o Núcleo das Agroligadas de Barra do Bugres-MT, realizador do evento, mais de 700 pessoas passaram pelo evento e tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância e os desafios do setor sucroalcoooleiro.
O Sindicato Rural de Barra do Bugres e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) estiveram entre os parceiros do evento. Produtor de cana-de-açúcar há 19 anos, o presidente do Sindicato Rural, Rogério Romanini, acredita que foi uma oportunidade de a comunidade conhecer melhor as atividades desempenhadas no setor.

“Foi bacana por demonstrar que o setor vai além do açúcar e álcool, tem os subprodutos, a parte social e ambiental desenvolvida pelas usinas. Além disso, a comunidade também pode reconhecer os benefícios que o ramo trouxe para a economia do município”, destaca.
Também participaram estudantes de escolas públicas e particulares dos municípios de Porto Estrela, Barra do Bugres e Nova Olímpia. Segundo a coordenadora do Núcleo das Agroligadas de Barra do Bugres, Regiane Souza, o encontro plantou uma semente sobre a importância deste setor produtivo entre os estudantes.
“O objetivo era mostrar a importância do setor sucroalcooleiro, a produção do açúcar, como é feita a bioenergia, a importância do etanol e o abastecimento das usinas presentes na nossa região”, destaca.
O encontro foi dividido em cinco estações, sendo elas: do açúcar, da bioenergia e biogás, ESG, biocombustível e profissões. A proposta foi apresentar cada um dos setores, produção e a importância para a sociedade.