A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Produtores discutem qualificação para o setor de máquinas e implementos agrícolas

Post Image

Pelo menos 120 produtores rurais, gerentes de fazendas, pesquisadores e representantes de revendas de máquinas John Deere participaram de uma reunião nesta sexta-feira (08.12), a convite da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) com a diretoria da John Deere. O evento aconteceu no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro, em Campo Verde e contou com as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e do vice-governador Carlos Fávaro.

O tema principal da reunião foi a necessidade de os produtores e seus colaboradores solucionarem com mais rapidez eventuais problemas que afetam máquinas e implementos utilizados nas lavouras, com alto nível de tecnologias embarcadas. Ao abrir o debate, o presidente da Ampa, Alexandre Schenkel, resumiu a angústia de produtores diante da situação que muitos enfrentam no dia a dia.

"Hoje o clima é o grande fator que determina o sucesso de uma lavoura e contamos com máquinas e implementos com alta tecnologia, porém temos que tirar o máximo de rendimento deles. Essas ferramentas não podem falhar", afirmou Schenkel. Seu depoimento foi reforçado por outros produtores como Eraí Maggi Scheffer, vice-presidente da Ampa, e Gustavo Berto, presidente do Núcleo Regional Centro, e também por representantes do corpo técnico de fazendas.

Todos fizeram questão de enfatizar que, num estado da dimensão de Mato Grosso, o suporte técnico nem sempre chega com a rapidez necessária, considerando que o ritmo no campo é intenso para a realização de duas safras anuais, com o plantio de algodão pós soja. Além disso, outro fator muito importante é o prejuízo que se tem quando a máquina fica parada por horas ou até um dia.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso  (SENAR-MT), Otávio Celidônio, acrescentou que a instituição é parceira em ações para qualificar e capacitar profissionais para minimizar esses impactos. De acordo com Celidonio, em 2017, o SENAR-MT realizou mais de cinco mil eventos. Destes, pelo menos 600 para preparar profissionais que atuam na área de mecanização agrícola. Este é um dos setores mais demandados junto ao SENAR-MT”.

Na opinião de Celidonio é preciso avançar cada vez mais na área de estruturação de treinamentos para o setor de máquinas e implementos agrícolas. "O SENAR-MT oferece 16 diferentes treinamentos para atender o setor de mecanização. Estamos investindo cada vez mais nesta área. Mas para avançar precisamos de parcerias", destaca.

Rodrigo Bonato, diretor comercial da John Deere Brasil, disse que a parceria entre a John Deere e o SENAR da Bahia é muito produtiva. "Podemos fazer esta mesma parceria aqui em Mato Grosso", propôs. Segundo Bonato, esta parceria garante a qualificação e capacitação de profissionais para atuar no setor de mecanização agrícola.

Ele enfatizou ainda que as preocupações dos produtores mato-grossense e seus técnicos de campo são compartilhadas pela empresa. "Como extrair o máximo de nossos equipamentos? Como fazer com que o operador extraia o máximo do equipamento?",  indagou Bonato, que estava representando o presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann, impossibilitado de vir a Mato Grosso por conta de um problema de saúde.

Bonato enfatizou ainda a importância de se qualificar pessoas que estão no campo e disse que o encontro desta sexta-feira foi o pontapé inicial para uma grande parceria entre produtor, fabricantes, concessionárias John Deere e outras instituições e entidades envolvidas no processo de capacitar e qualificar mão de obra para o campo. "E é claro tendo como "integrador e articulador" o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) – braço tecnológico da Ampa".

Ele antecipou que a John Deere estará lançando na Agrishow Ribeirão Preto em 2018 a "tecnologia de conectividade", que permitirá a funcionalidade remota do Service Advisor – software utilizado por técnicos da empresa para fazer o diagnóstico de uma máquina. Segundo o diretor, essa tecnologia facilitará e agilizará a solução de eventuais problemas já que permitirá o diagnóstico a distância