A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

PRADAM acontece em Sinop nesta sexta (20.10)

Post Image

Acontece nesta sexta-feira (20.10), em Sinop, município a cerca de 500 quilômetros da capital Cuiabá (MT) o dia de campo do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até uma hora antes do evento. O projeto é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa.

O objetivo deste projeto é disseminar práticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) na região amazônica. O PRADAM mostra aos produtores que com tecnologias ABC é possível produzir em áreas já abertas e que não há necessidade de avançar sobre as florestas para impulsionar a produtividade nas propriedades.

A programação é intensa. Na pauta consta assuntos como: reforma e recuperação de pastagens em integração lavoura e pecuária, uso do componente florestal em sistemas integrados de produção de leite, sistemas silvipastoris com bezerras e frutíferas, manejo de pastagens e diversos outros. Confira a programação abaixo.

O evento terá ainda a participação do representante do SENAR-MT, o coordenador da Equipe de Assistência Técnica e Gerencial, Armando Urenha, do Chefe Geral da Embrapa Agrossilvipastoril,  Austeclínio Lopes de Farias Neto e da Roberta Carnevalli que falará dos Sistemas Integrados para a Produção de Leite.

PROGRAMA – No primeiro ano do PRADAM, em 2016, o SENAR mobilizou 1.113 produtores para 11 eventos. Nestes encontros foram abordados assuntos como: sistema plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, florestas plantadas e sistemas agroflorestais. Outro tema bastante discutido foi a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

O SENAR também foi responsável pela capacitação de 40 técnicos de assistência técnica pública e privada dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Maranhão nas tecnologias produtivas adaptadas ao Bioma Amazônia e em sua metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (AteG). Foram dois módulos de capacitação, um direcionado para as tecnologias Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) realizado em parceria com a Embrapa – e outro na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR e em Ferramentas Gerenciais.

PROGRAMAÇÃO PARA SEXTA-FEIRA (20)

Estação 1:

– Manejo da ordenha no sistema de produção de leite (sala de ordenha)

Palestrantes: Diego Xavier e Valéria Moustacas

– Sistemas silvipastoris com bezerras e frutíferas para criação de animais jovens

Palestrante: Carolina Giustina

– Componente em Sistemas e ILPF

Palestrante: Luciano Lopes

 

Estação 2:

– Uso do componente florestal em sistemas integrados de produção de leite

Palestrantes: Hélio Tonini e Diego Antônio

– Produção de alimentos em sistemas integrados (ILPF)

Palestrantes: Cledir Schuck e Roberta Ap. Carnevalli

– Manejo de pastagens e manejo animal em sistemas integrados (ILPF)

Palestrantes: Aline Barros e Roberta Ap. Carnevalli