A sexta-feira (28.07) é dia de homenagear o Agricultor. Aquele que levanta com o sol, "lida com a terra" durante todo o dia e ainda tem disposição para participar das reuniões com o objetivo de buscar soluções para as dificuldades que enfrentam no cotidiano. O agricultor é aquele que em período de plantio e colheita completa a jornada de 40 horas antes mesmo de terminar a semana. E, mesmo depois de tanto trabalho, ainda está disposto a continuar na lavoura para não perder o período de plantio ou da colheita.
O resultado dessa dedicação é que esta safra, de acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira ultrapassará 237 milhões de toneladas. Em Mato Grosso, dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mostram que foram colhidos nesta safra, no Estado 31,5 milhões de toneladas de soja. Além disso, ainda há a expectativa de mais 29,5 milhões de toneladas de milho para a segunda safra.
Faça chuva ou sol, o agricultor Roberto Almeida Arruda está de olho na lavoura. "Estamos sempre preocupados. Quando a chuva vem demais ou o sol esquenta mais do que estamos acostumados, já sabemos que teremos perda na colheita. Estamos sempre rezando para que o céu traga a dose certa de água, calor e também uma dose extra de esperança", relata Arruda emocionado.
Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Tangará da Serra, Vanderlei Reck Junior, com a produção em alta é preciso redobrar a atenção para a comercialização da safra e outras situações que podem prejudicar o produtor rural. “É hora de investirmos mais em planejamento e gestão das propriedades”, aconselha Júnior. "O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) é nosso principal parceiro nesse desafio", acrescenta.
O agricultor é um gestor de risco. Ele precisa de muita informação para tomar a decisão certa na hora exata. Sendo assim, precisa estar sempre atento ao clima, às pragas, doenças, novas ferramentas e tecnologias e, principalmente de olho no mercado. O volume de decisões que um produtor tem que tomar é bem elevado. Eles administram uma empresa a céu aberto e gerenciam riscos o tempo inteiro.
A presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Cocalinho, Anita Ferreira de Camargo Franco conta que, além de todas estas dificuldades já mencionadas, em seu município, que fica a quase mil quilômetros da Capital Cuiabá, o produtor ainda precisa solucionar problemas como o sinal da internet, primordial para a emissão de vários documentos necessários para que o produtor faça a comercialização de seus produtos.
Apesar de todas as dificuldades, o agricultor está sempre se reinventado e buscando novas soluções para driblar a crise. É o caso daqueles que produzem em Ipiranga do Norte. O presidente do Sindicato, Waldir Batista Gheno conta que, assim como ele, muitos agricultores vão investir em pivôs de irrigação na região.
De acordo com o presidente, esta é uma opção de diversificação de cultura. "Acreditamos que, com isso, vamos ter novas cadeias produtivas. Outro benefício será a ampliação do mercado de trabalho". Gheno ressalta que é preciso pensar sempre em alternativas para minimizar os prejuízos.
Otimismo é outra característica do produtor rural. O presidente do sindicato rural de Guarantã do Norte, Davi Fernandes e Silva, ressalta que não sabe fazer outra coisa. "Nossa lida é com a terra. Fazemos com amor. Nossa forma de comemorar é produzir com mais qualidade. Tenho orgulho de ser produtor rural".
Todas as vezes que se vê uma mesa posta para as refeições, certamente nem passa pela cabeça das pessoas que, alguém, num município distante, se desdobrou para que esses alimentos chegassem a esta mesa. Pensar num trabalhador do campo é última coisa que as pessoas fazem, talvez porque a comida sempre esteja pronta e na mesa. A valorização do agricultor e do trabalhador rural deve ser proporcional a sua importância na economia e na produção de alimentos.
Saiba mais sobre esse assunto lendo o blog do SENAR-MT – https://senarmtblog.wordpress.com/ que toda segunda-feira publica materiais especiais sobre os mais variados assuntos do setor agropecuário.