A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato Rural de São Félix do Araguaia discute ações e parcerias para 2021

Post Image

Balanço de 2020, apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) para 2021 desenvolvido junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e políticas públicas voltadas para o homem e a mulher do campo. Esta foi a pauta do 1° Fórum Interinstitucional do Araguaia realizado pelo Sindicato Rural de São Félix do Araguaia na última sexta-feira (11.12).

Segundo a presidente do sindicato rural de São Félix do Araguaia, Daniela Caetano de Brito, serão realizadas cerca de 160 ações educacionais em parceria com o Senar-MT.  "Na programação para 2021 está previsto: capacitação de moradores, campanhas informativas e assistência a produtores rurais locais".

Daniela acrescenta que a instituição participará de forma efetiva de um importante projeto de fomento à piscicultura da região. "Idealizamos um programa de assessoria técnica voltado para este setor que atenderá cerca de 15 produtores do município e terá a duração de três anos. O Senar-MT entrará com a parceria na parte do conhecimento técnico, disponibilizando a capacitação dos produtores".

Localizado a 733 km da capital Cuiabá, o município de São Félix do Araguaia tem sua economia fomentada pelo agronegócio, principalmente pelo cultivo de culturas como soja e milho. Além da agricultura, a pecuária de corte também se destaca na economia local.

No ano de 2020, foram solicitados junto ao Senar-MT cerca de 141 treinamentos, sendo a maioria voltados para o setor de máquinas e implementos agrícolas. Ainda segundo a presidente, só para o primeiro semestre de 2021 estão previstos cerca de 69 treinamentos.

FÓRUM – O 1° Fórum Interinstitucional teve a parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mato Grosso, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção (Ansa) de São Félix do Araguaia. Além das ações para o próximo ano, o fórum também discutiu políticas públicas voltadas para o homem e a mulher do campo.