A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Com assistência Técnica do Senar-MT produtores de frutas aumentam produção e rentabilidade

Post Image

Desde 2019, Solange Xavier da Silva Borges e sua família passaram a fazer parte do Senar Tec Horticultura, um programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Apesar do pouco tempo sendo assistida, ela faz questão de destacar as transformações em sua propriedade. Esta é mais uma história de sucesso que tem o Senar-MT, que completa 27 anos, neste mês de abril, como parceiro.  

Com o início da assistência técnica do Senar-MT, o pomar de Solange passou por várias transformações. Segundo ela, a primeira foi a forma de podar as plantas. "Aprendi a fazer de forma correta", conta. "Outra coisa que contribuiu muito foi adotar os cuidados sanitários adequados para cada tipo de fruta", acrescenta.

Solange conta ainda que, orientada pelo técnico de campo do Senar-MT, fez a reforma de todo o pomar. "Tivemos aumento de renda e também na produção da acerola. Além disso, também passamos a produzir goiaba para o consumo in natura (mesa)", diz a produtora entusiasmada e, já sonhando com o "próximo passo" que inclui a construção de um reservatório e a instalação do sistema de irrigação na propriedade.

Solange relembra que antes de fazer parte do Senar Tec Horticultura sofria com a falta de informações e de assistência técnica especializada. "Por não ter a quem recorrer, o pomar estava praticamente abandonado e não tínhamos lucratividade nenhuma. As frutas eram utilizadas apenas na produção de geleias".

O Senar Tec Horticultura começou a ser implantado no ano passado, tem duração de três anos e diversas etapas que compõem o projeto. Em Tangará da Serra, assiste 60 propriedades, sendo 30 produtoras de fruta e 30 de olerícolas. Em Tangará da Serra, o projeto Senar Tec Horticultura conta com a parceria do Sindicato Rural, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e a Associação de Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATS).