A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Horticultura é um mercado promissor em Mato Grosso

Post Image

De acordo com o professor do curso de Agronomia da Unemat, em Tangará da Serra, e coordenador do programa de Extensão MTHorticultura, Willian Krause mais de 75% das frutas e hortaliças consumidas em Mato Grosso vem de outros estados. "Isso significa que o mercado mato-grossense é promissor e está em expansão".

Krause acrescenta ainda que são mais de 100 mil famílias de pequenos produtores de hortifruti em Mato Grosso.  "Somente na região de Tangará da Serra temos 1.100 famílias". Krause destaca que um dos principais problemas enfrentados pelo setor é a falta de mão de obra qualificada e assistência técnica. "O que precisamos é fomentar essa cadeia que tem retorno rápido e gera renda para o pequeno produtor. Temos mercado e produtores com vontade de produzir".

Diante deste panorama o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) lançou em 2018 o SENAR Tec Horticultura. Ao todo serão atendidas 50 propriedades, sendo 25 produtoras de hortaliças e outras 25 de frutas.  Este é um programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de três anos e, que tem várias etapas a serem cumpridas até a implantação completa do programa.  Confira a matéria completa no blog do SENAR-MT – https://blogsenarmt.com/