A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sistema Famato/Senar MT premia excelência técnica e produtiva em dia de homenagens e treinamento

Post Image

O segundo dia do encontro Parceria Educacional 2026 foi marcado pelo reconhecimento do talento e da dedicação de quem transforma o agronegócio mato-grossense. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) entregou homenagens a técnicos de campo, supervisor de campo e produtor rural que se destacaram em 2025.

“O que a gente vê hoje é um time comprometido, com responsabilidade, emoção e vontade de entregar resultados lá na ponta. O trabalho das equipes do Senar MT é essencial para o campo. Estamos mostrando que é possível ir além do básico, levando qualidade, profissionalização e transformação real ao campo. Temos potencial para mudar a realidade do Mato Grosso, com propriedades mais profissionalizadas, geração de renda, empregos, sucessão no campo e mais qualidade de vida para as pessoas”, disse o superintendente do Senar MT, Marcelo Lupatini.

Os premiados foram selecionados com base no cumprimento dos critérios de excelência exigidos pela metodologia da ATeG. As homenagens contemplaram os setores produtivos da cafeicultura, avicultura, piscicultura, apicultura, olericultura, fruticultura, bovinocultura de leite e bovinocultura de corte.

“Esse reconhecimento é resultado de uma construção iniciada em 2023, quando assumimos a ATeG. Foi necessário rever caminhos, estabelecer critérios, criar parâmetros e promover ajustes, sempre de forma gradual e respeitando o tempo de adaptação das equipes e das empresas credenciadas”, explicou Bruno Faria, gerente da ATeG do Senar MT.

Renilson Rehem, diretor de Saúde e Promoção Social do Sistema CNA/Senar

Anna Luz Netto Malhado foi uma das homenageadas. “Ser reconhecida é uma alegria imensa. É o resultado de um trabalho construído no dia a dia com os produtores, que caminham juntos com a gente no campo. Esse reconhecimento é de todos nós”.

Durante as homenagens, o evento celebrou a projeção de Mato Grosso no cenário nacional, homenageando o supervisor de campo do Senar MT, Joás Bueno um dos vencedores do prêmio ATeG 2025, realizado pelo Sistema CNA/Senar. O produtor rural de Sinop, Gilberto de Oliveira Santos e a técnica de campo Karen Millene de Oliveira Gimenez, foram reconhecidos regionalmente pelo desempenho no mesmo concurso.

Técnicos de campo homenageados pela ATeG

“É gratificante estar aqui e ver o quanto fomos bem acolhidos. O apoio da equipe e, em especial, da Karen, foi fundamental para que a gente não desistisse da fábrica de doces. No início houve resistência, mas o trabalho sério e o acompanhamento mostraram que é possível confiar. Esse apoio fez toda a diferença para o nosso negócio”, contou Gilberto.

A criatividade e a comunicação no campo também tiveram espaço. Durante a cerimônia, foram reconhecidos os técnicos de campo participantes do concurso de vídeos educacionais do Senar, que mostram as práticas e inovações no meio rural.

O presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato), Vilmondes Tomain, afirmou que “estar à frente de uma entidade como essa cria oportunidades, abre caminhos, promove a escuta e possibilita compreender, de forma real, as necessidades do produtor rural. Agradeço a todos que fazem parte dessa construção coletiva”.

Capacitação e troca de saberes

A programação do segundo dia da Parceria Educacional 2026 promoveu uma intensa jornada de conhecimento, dividida em três eixos temáticos para atender às diferentes áreas de atuação do Senar MT. Para os técnicos de campo e supervisores de campo da ATeG, as atividades focaram no aprimoramento da consultoria rural. As palestras abordaram técnica e gerencial juntos ao produtor, reforçando a importância da atitude proativa do técnico para transformar recomendações em resultados práticos. O grupo também teve acesso a um panorama atualizado com dados estratégicos da ATeG em Mato Grosso.

Apresentação das ações do programa saúde no campo para 2026

Já os instrutores, tiveram uma imersão em metodologias pedagógicas e inovação educacional. A programação incluiu oficinas sobre a mediação da aprendizagem e o conceito de “Aprender a Fazer Fazendo”, pilares do sistema Senar MT. O debate se estendeu para o futuro da educação, explorando estratégias didáticas assimétricas e metodologias ativas para engajar os alunos em sala de aula e no campo.

O grupo da promoção social e saúde discutiu o bem-estar e a qualidade de vida no meio rural. A agenda contemplou a apresentação dos programas sociais da instituição e palestras voltadas à saúde, incluindo oftalmologia. Além de uma mesa-redonda com cases de sucesso, o grupo participou de reflexões sobre segurança e saúde mental, com foco no autocuidado dos profissionais que atuam no atendimento às famílias rurais. Por meio do programa saúde no campo, em 2026, o objetivo é ampliar as ações de saúde para o produtor rural.