A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar Mato Grosso Celebra 32 Anos de Transformação no Campo

Selo
Post Image

Neste dia 07 de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) comemora 32 anos de dedicação ao desenvolvimento no setor agropecuário do estado. Com o compromisso de levar educação, promoção social e assistência técnica e gerencial para os homens e mulheres do campo, a instituição desempenha um papel fundamental na capacitação de profissionais e no fortalecimento das comunidades rurais.

De acordo com o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, o Senar/MT prioriza o trabalho ético e respeitoso como base para fortalecer as parcerias e fomentar o crescimento sustentável da instituição e do estado.

”Trabalhamos com transparência e respeito, sempre buscando a excelência nos serviços prestados e o aprimoramento contínuo das práticas que impactam diretamente a vida dos produtores rurais e suas famílias, elevando o padrão de bem-estar e desenvolvimento no meio rural”, afirma Tomain.

A educação oferecida pelo Senar/MT vai além dos cursos técnicos e treinamentos, ela gera oportunidades e traz transformações reais para a vida dos trabalhadores do campo. Somente no 1º trimestre de 2025, a instituição capacitou 12.631 alunos. Além disso, o Senar/MT está presente em 5.421 propriedades rurais atuando em 12 cadeias produtivas, por meio da Assistência Técnica e Gerencial. A ATeG busca auxiliar os produtores no desenvolvimento e na gestão, promovendo a adoção de boas práticas de produção e a melhoria da gestão administrativa e financeira.

O superintendente do Senar/MT, Marcelo Lupatini, explica que ao longo dessas três décadas, o Senar tem se renovado constantemente, buscando sempre atender às demandas do mercado e às necessidades dos produtores e trabalhadores rurais.

“Mais do que formar profissionais, o Senar/MT contribui diretamente para o desenvolvimento do setor agropecuário, fortalecendo a economia e o bem-estar social de nossas comunidades rurais. Tudo que vem para o Senar, volta para o campo em forma de conhecimento, oportunidade e transformação”, ressalta Lupatini.

O Senar/MT também promove ações que buscam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do campo, com projetos voltados para o bem-estar social, o fortalecimento da cidadania e o empoderamento das famílias rurais. Entre as ações realizadas estão o Mutirão Rural, que leva atendimentos de saúde gratuitos, Saúde no Campo, Filhos do Campo, Semeia, Cine Senar e o Programa Equoterapia. Essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento das famílias e das comunidades rurais, ajudando a transformar a realidade do campo e a garantir um futuro mais justo e sustentável.