O Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães realizou a pilotagem do novo plano de ação para a Construção de Colmeias Padrão Langstroth. O projeto, que segue a norma ABNT NBR 15713:2009, tem como objetivo padronizar a produção apícola na região, fortalecendo a cadeia produtiva.
A chegada do curso ao município atende a demanda feita pelo presidente do Sindicato Rural, Alex Humberto Faria. Cinco apicultoras associadas à Acacha (Associação dos Criadores de Abelhas de Chapada dos Guimarães) participaram ativamente da capacitação durante três dias de curso com a orientação do instrutor credenciado do Senar-MT e apicultor, Marcos Aurélio de Oliveira.
A apicultura tem se consolidado como uma atividade econômica de grande potencial na região de Chapada dos Guimarães. Com um bioma rico e propício para a produção de mel de alta qualidade, a padronização das colmeias visa garantir não apenas a produtividade, mas também a segurança e a sustentabilidade da atividade. “A construção de colmeias seguindo padrões normativos melhora a eficiência e a sanidade das abelhas, garantindo uma maior segurança e qualidade no mel produzido”, destacou Marco Aurélio.
O curso abordou desde a escolha correta dos materiais até as melhores técnicas para a manutenção das colmeias, respeitando as normas e boas práticas apícolas.
Com a implantação desse padrão, a expectativa é que o setor apícola em Chapada dos Guimarães cresça significativamente. Atualmente, a região conta com diversos produtores que enfrentam desafios como a falta de padronização e de capacitação técnica. A iniciativa promete impactar positivamente a produção local, abrindo espaço para novos mercados e elevando a qualidade do mel produzido na região. Além de garantir maior eficiência na produção, o projeto de construção de colmeias padrão Langstroth contribui para a sustentabilidade e a preservação das abelhas, fundamentais para o equilíbrio ambiental e a polinização das culturas locais.
Também participaram do evento o supervisor regional do Senar-MT, Rodrigo Gonçalves; a analista educacional, Brenda Pinotti e o mobilizador Alex Humberto Faria Junior.