O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, Marcelo Lupatini, participou do encerramento da VIII Semana Tecnológica da Escola Agrícola Ranchão, em Nova Mutum, na manhã desta sexta-feira (20). No último dia do evento, Lupatini destacou a importância da capacitação promovida pela instituição no campo e a participação feminina na escola.
“Eu estimei que cerca de 40% dos alunos aqui na Ranchão são jovens mulheres que pretendem trabalhar no agronegócio. Isso mostra que nosso setor é inclusivo. É um privilégio estar aqui e participar desse momento em que todos aqui caminham para um caminho repleto de conquistas”, conta Lupatini.
Maria Eduarda Souza é uma das alunas da Ranchão e no fim do ano vai concluir o curso técnico em agropecuária. Para a estudante, a escola é o caminho para um futuro de sucesso, principalmente para as mulheres que desejam trabalhar no agronegócio.
“A Escola Agrícola Ranchão ela nos transforma. Eu acho importantíssima a participação das mulheres no agro e com ajuda do Senar temos mais espaço nesse setor e ainda nos abre muitas portas. Hoje nós estamos mais preparadas para atender a demanda exigente por mão de obra qualificada”.
Durante cinco dias, os alunos da escola fizeram uma imersão em tudo o que há de mais atual e tecnológico na cadeia produtiva do agro. Bruno Faria, gerente da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT e um dos palestrantes do evento, proporcionou aos estudantes as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho no campo, além de explicar qual é a atuação da ATeG no estado.
“Esse é um momento oportuno para que esses futuros profissionais possam vir e trabalhar com a gente através do Senar Mato Grosso, não somente dos nossos cursos, mas também oferecendo assistência técnica a todos os nossos produtores rurais e atendendo demandas que vêm dos nossos sindicatos rurais, que são nossos representantes nas nossas bases”.

Paulo Ozaki, superintendente do AgriHub, também marcou presença no encerramento da Semana Tecnológica na Escola Ranchão. Ele demonstrou aos alunos como a implementação de tecnologias avançadas e as inovações no campo podem aumentar a produtividade e promover práticas sustentáveis que transformam a vida dos produtores rurais.
“Falar para os mais jovens é muito importante porque eles são a base dos novos profissionais que vão sair para o mercado de trabalho. Então além de todo o conhecimento técnico que a escola já promove para esses alunos, à medida que eles conseguem entender como a tecnologia é inevitável é possível resolver problemas no campo e eles se tornam profissionais cada vez mais completos”.
Também participaram do evento o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo Zen; o diretor Administrativo e Financeiro, Allan Paulino; o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros e o coordenador de Relações Institucionais do Senar-MT, Marcos Belizário.