A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT e Sindicato Rural de Tapurah apresentam nova ATeG de bovinocultura de corte

Selo
Post Image

Em meados do mês de maio, foi realizada reunião no Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) de Tapurah, com o presidente do Sindicato Rural do município, Álvaro Galvan, produtores e pecuaristas para validação de um grupo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de corte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para a região.

De acordo com o supervisor da ATeG, Marcelo Nogueira, a ideia é alavancar os negócios e lucrar com a criação de bovinos de corte, onde apresentou detalhes do compromisso com produtores e os serviços prestados pelo técnico do Senar-MT responsável por gerenciar o programa em Tapurah. Na oportunidade, apresentou alguns casos de sucesso de bovinocultores  que passaram a integrar o projeto em vários municípios de Mato Grosso.

“Sabemos que a comercialização do bovino de corte, o acompanhamento do mercado e os cuidados essenciais da gestão de porteira adentro mostram o perfil empreendedor dos produtores rurais do estado que almejam maior eficiência e retorno econômico na cadeia de bovinocultura. E a Assistência Técnica e Gerencial tem foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo para avaliar os resultados da aplicação da metodologia”, detalhou Marcelo.

Em Tapurah, a ATeG atenderá 15 propriedades que já trabalham com a bovinocultura de corte e buscam melhores resultados em seu rebanho. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Álvaro Galvan, a entidade já vinha trabalhando há muito tempo junto ao Senar-MT, na busca da implantação deste projeto em Tapurah. “Nós buscamos isso junto ao Senar-MT e o órgão garantiu que a partir de agora teremos um profissional de excelência para nos atender. O objetivo é trazer aperfeiçoamento aos nossos produtores e pecuaristas, pois a tendência que temos atualmente é que os próprios produtores rurais introduzirão a pecuária em suas propriedades para atender a demanda mundial. Essa é a nova realidade do nosso Estado, então sabemos que este projeto fará a diferença na pecuária de corte em nosso município”, disse Galvan.

A ATeG da bovinocultura de corte é a segunda ATeG implantada no município, sendo que já está em andamento desde 2023 a ATeG da piscicultura que atende 30 produtores de peixe no município.

ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT atende mais de 980 propriedades, voltadas à bovinocultura de corte, em 48 municípios de Mato Grosso, através de 45 Sindicatos Rurais.