Foi no Sítio Pousada das Araras que mais de 50 produtores rurais de bovinocultura de leite ampliaram seus conhecimentos sobre a atividade produtiva, na tarde desta terça-feira (16.05). Além dos produtores da região de Novo São Joaquim, o evento também reuniu uma comitiva de Cocalinho que enfrentou mais de 350 km na estrada para participar do encontro, aprender mais sobre a cadeia produtiva e desenvolvê-la no município.

Esse foi o 1° Dia de Campo de 2023 da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e foi realizado pela parceria com o Laticínio Cajes. Na ocasião, o laticínio entregou kits de qualidade do leite e resultados das amostras de solo dos produtores participantes do Programa Mais Leite Saudável.
Os produtores poderão verificar a existência de mastite nos animais, fazer o tratamento adequado e testar o nível de antibiótico no leite, problemas que interferem na qualidade do produto e, por vezes, impedem a sua comercialização. Para a gestora do Laticínio Cajes, Aliene Nogueira, o Programa é desenvolvido graças à parceria com o Senar-MT. “Os kits serão entregues aos produtores e eles terão auxílio dos técnicos de campo do Senar-MT para esclarecer qualquer dúvida que tenham a respeito”, destaca
Segundo o gerente da ATeG, Bruno de Faria, a parceria proporciona mais segurança alimentar para o produto do campo. “A produção de um leite de qualidade vai impactar na qualidade do produto que chega ao consumidor e traz benefícios tanto a quem produz quanto a quem compra”, afirma.
Os produtores participantes também puderam ampliar seus conhecimentos por meio da palestra: Produzindo leite de qualidade através do bom planejamento, ministrada pelo zootecnista e supervisor da ATeG, Tulio Marçal.

Os dados apresentados mostraram que Novo São Joaquim é o 25° maior produtor de leite em todo Mato Grosso. O município supera a média estadual de produção de leite/vaca/dia que está 4,69 contra os 4,41 do estado.
O zootecnista e supervisor da ATeG, Tulio Marçal, orientou sobre meios de aumentar ainda mais a produtividade. “O produtor de leite também precisa ser produtor de pasto/forragem porque o sucesso da cadeia produtiva está no que o animal come. Uma boa alimentação bovina é sinônimo de mais leite”, destaca.
Conhecimento no campo – Há sete anos, o Sítio Pousada das Araras recebeu 10 cursos do Senar-MT e nesta terça-feira, o proprietário, Robson Faria, deu as boas vindas emocionado ao ver sua casa cheia de produtores rurais. “É muito gratificante abrir as portas da propriedade para o Senar-MT em mais uma oportunidade de conhecimento”, destacou.

Em Novo São Joaquim, 60 produtores rurais são atendidos pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural. Para o vice-presidente do Sindicato, Rafael de Jesus, a ATeG traz impactos financeiros nas propriedades rurais. “A assistência ajuda o produtor a produzir com qualidade e segurança. E o Sindicato vem para dar esse suporte aos bovinocultores da nossa região”, afirmou.
Na região atuam o analista regional do Senar-MT, Juarez Júnior e os técnicos de campo credenciados à instituição, Rafael Alves e Janaína Faria. “No início eles ficam meio receosos, mas com o tempo nos tornamos quase da família de tanta confiança que construímos”, afirmou Janaína.
Também produtor rural, Rafael acredita que mesmo sendo técnico de campo, sempre há o que aprender. “Estamos sempre aprendendo como produtor e como técnico. E além do meu crescimento, é muito gratificante contribuir com a melhoria da produtividade dos demais produtores”, explica.