A mente só grava o que for criativo, excepcional, único e sensorial. É o que afirma o profissional em marketing, jornalista e colunista de sites, revistas e jornais, Luciano Pires. Como um dos palestrantes do Parceria Educacional que reúne até nesta terça-feira (10/12), 230 instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Pires prendeu a atenção dos instrutores por quase duas horas na manhã desta segunda-feira (09/12).
Com muito bom humor, ele ressaltou a importância de fazer a mesma coisa de forma diferente. "Num mercado competitivo, ser mediano e fazer pelas regras é o mesmo que ser invisível . É hora de dar um basta na mesmice". Ele aproveitou para deixar vários pontos de interrogação na cabeça dos participantes. "Esse é o meu trabalho: fazer vocês pensarem e conceberem novas maneiras de fazer velhas coisas".
Segundo Pires, o seu objetivo é distribuir iscas intelectuais. Com o título "O cérebro é um músculo e se não exercitar atrofia", o palestrante incentivou que se questionassem. "É hora de se perguntar: o que querem que pensem de mim? Como quero ser visto? Qual a minha relação com a empresa onde trabalho? É assim que teremos um olhar diferente sobre as mesmas coisas e especialmente sobre os conflitos".
Outro conceito discutido durante a palestra de Pires foi o de inovação. Na opinião dele, para inovar é preciso ter coragem. A inovação é uma busca sistemática organizada e continua por novas oportunidades. "O inovador é sempre muito criticado. Se mesmo assim ele persistir, um dia acaba sendo reconhecido e então faz sucesso".
O palestrante que já publicou cinco livros e está com o sexto na editora, aproveitou para ressaltar que o papel do instrutor ou do educador é transformar. 'Está dentro de cada um o poder de tomar a decisão de ser diferente".
Na tarde desta segunda-feira (09/12) foi a vez da coach Diva Silveira falar aos instrutores do Senar-MT sobre a importância do comprometimento com o cliente. Hoje (10/12), a palestra será ministrada pelos técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Mercado será o assunto discutido. O grupo de instrutores também participará de uma dinâmica e também aproveitam os intervalos para trocar experiências e sanar dúvidas com palestrantes e a equipe técnica do Senar-MT .
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).