A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Horta enriquecerá merenda de estudantes em Livramento

Post Image

Os 106 alunos da Escola Estadual José Cassimiro de Pinho, do Distrito de Pirizal, zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá) serão beneficiados com os frutos, ou melhor, com as hortaliças e verduras, que serão geradas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Este programa é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em conjunto com o Sindicato dos Produtores Rurais de Livramento e outros parceiros.

 

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Benedito Almeida, conta que esta parceria garantiu a formação de duas turmas do Pronatec- Horticultor Orgânico na comunidade de Pirizal. Cada uma com 15 participantes. "Foram os próprios moradores que escolheram o treinamento, já pensando em produzir hortaliças e verduras para complementar a merenda escolar, enriquecendo a alimentação desses estudantes", lembrou. "O que sobrar será dividido entre os membros da comunidade", completou.

 

O treinamento é composto por cinco módulos e ao final do programa, o aluno estará apto para atividades que vão desde o plantio até a comercialização dos produtos, assumindo postura empreendedora com consciência de seu papel social e ambiental.

 

Os participantes de Pirizal estão no 3º Módulo. "Nessa etapa do treinamento eles estão preparando 10 canteiros para fazerem a horta da escola", informou. "Tenho certeza que os participantes do Pronatec terão condições de melhorar a renda com o conhecimento adquirido, pois além da horta que está sendo preparada eles poderão fazer outras em suas casas", disse o presidente.

 

Almeida revelou que já solicitou ao Senar-MT outras duas turmas do Pronatec- Horticultor Orgânico. "Dessa vez a Comunidade Quilombola Mata Cavalo será a beneficiada. Já estamos mobilizando as turmas", adiantou.

 

Segundo a analista de educação profissional rural e gestora do programa, Daniela Figueiredo, o Pronatec do Senar é uma oportunidade para quem deseja se qualificar. "Com o programa ganha a população e ganha o meio rural que pode contar mais uma vez com o Senar para a qualificação do trabalhador e do produtor rural", avaliou.

 

Além de treinamentos da área da olericultura, o Senar-MT oferece, por meio do Pronatec, treinamentos nas cadeias produtivas da bovinocultura de corte e de leite, apicultura, piscicultura e operação de máquinas agrícolas. Em 2013 estão sendo ofertados cerca de 60 treinamentos, com carga horária de 160 a 200 horas, 16 deles ainda em andamento. "Esse ano a expectativa é formar 900 pessoas", disse Daniela.

 

A instituição oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado. Além disso,  mantém 17 programas especiais. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).