A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) recebeu nessa sexta-feira (08.11) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) kit para a prática de Equoterapia. Este projeto é realizado pela instituição de ensino rural em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Tangará e a associação.
A solenidade de entrega foi realizada na própria APAE e contou com a presença do vice-presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tangará da Serra, Ricardo Daher e o coordenador da Equoterapia da APAE de Tangará, Cláudio Reina.
De acordo com o presidente do Sindicato, Ricardo Daher, a parceria permite que 98 pessoas, entre crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, pratiquem gratuitamente a terapia, que usa o cavalo no contexto biopsicossocial e educacional. "O projeto tem grande aceitação em Tangará”, declarou. “O sindicato acredita que fazer a parte social é importante também".
Para a APAE, o convenio com o Senar-MT e o sindicato é o que garante a realização da Equoterapia em Tangará. "Atendemos os 265 alunos da Escola Raio de Sol e desse total 98 praticam a Equoterapia, sem convenio não seria possível", afirmou. "Os materiais que usamos na terapaia já estavam gastos, os novos kits garantem a segurança do praticante".
KIT – O kit é composto por três selas australianas, três mantas para equoterapia, três mantas brim, seis capacetes para hipismo, e uma placa adesivada do projeto. O Senar-MT já entregou kits para os oito parceiros do projeto no Estado.
O atendimento equoterápico só poderá ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica. Com encaminhamento médico, a APAE realiza a avaliação. Para mais informações entre em contato pelo telefone (65) 3326-2540.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).