Até o mês de dezembro cerca de 600 pessoas dos municípios de Diamantino, Campo Novo, Nova Mutum, Campo Verde e Tapurah terão passado pelos treinamentos do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). A qualificação é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com o Sindicato dos produtores Rurais e a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), que tem o objetivo de treinar e formar a mão de obra que trabalha em granjas suinícolas.
Os resultados do projeto em Mato Grosso serão apresentados no XVI Congresso da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES), que ocorre entre os dias 05 e 07 de Novembro de 2013, com o tema “Integrando ideias… Multiplicando ações”. O evento será no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e conta com o patrocínio do Senar-MT. A entidade manterá um estande no local para divulgar cursos e treinamentos das cadeias produtivas oferecidos pelo Senar-MT em todo estado, com destaque para o PNDS.
“Mato Grosso tem um papel muito importante, já que figura como o quinto maior produtor de suíno do país com um rebanho que oscila entre 1,5 a 1,6 milhões de animais”, explica o analista do Senar-MT e gestor do PNDS, Wlademiro Pereira Neto, que irá representar a instituição de ensino rural no evento. “Este Congresso é considerado o maior evento técnico cientifico da Suinocultura Brasileira, onde são apresentados os resultados mais recentes das pesquisas e práticas adotadas no setor. O Senar-MT não poderia ficar de fora”, completou.
O público alvo do evento são Médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, estudantes na área de Ciências Agrárias, técnicos, produtores e profissionais que atuem na cadeia produtiva da suinocultura.
PNDS – O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura tem carga horária de 104 horas e é dividido em seis cartilhas: Toda Granja; Reprodução; Maternidade; Creche; e ainda Recria e Terminação. “Os treinamentos podem ser demandados em conjunto ou por assunto especifico”, explicou o gestor. Além de Mato Grosso o PNDS é desenvolvido no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Ceará, entre outros.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).