A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Confira as matérias feitas em Nova Mutum e Sapezal

Post Image

A Expedição Soja Brasil realizada em parceria com o Senar-MT já passou por Sapezal e Nova Mutum nesta semana. Há casos inéditos e de sucessos e também reclamações sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais.

 

Em Sapezal (MT), os índios da etnia Parecis vivem em harmonia com os produtores rurais. Com o aval do Ministério Público Federal (MPF) e da Funai, os produtores foram autorizados a plantar nas reservas indígenas, desde que os índios trabalhassem e tirassem o sustento da terra. Atualmente, 12% do lucro vai para a aldeia indígena, o equivalente a 140 mil sacas de soja mais 30 mil sacas de milho por ano.

 

Por enquanto, ainda são poucos os indígenas que trabalham na lavoura. A capacitação de mão de obra é um dos desafios que ainda precisam ser superados. O MPF fez um novo compromisso de ajustamento de conduta que vai até 2016 e, até lá, toda mão de obra tem que ser indígena. Dessa forma, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso vem realizando um trabalho para treinar e qualificar os índios, que vão precisar, por exemplo, operar colheitadeiras de última geração. Veja a matéria completa neste link – http://sojabrasil.ruralbr.com.br/noticia/2013/10/em-sapezal-produtores-e-indios-trabalham-juntos-na-lavoura-4317871.html

 

 

Já em Nova Mutum, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Luiz Carlos Gonçalves, fala sobre a situação precária das vias de escoamento da produção. Veja a matéria completa neste link –  http://videos.ruralbr.com.br/canalrural/video/mercado-e-companhia/2013/10/nova-mutum-sofre-com-estradas-precarias-para-escoamento-producao-soja-milho/48004/

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).