A equipe da Expedição Soja Brasil trabalha em Campos de Julio (MT), nesta segunda-feira (28). A largada da viagem aconteceu na tarde do último domingo (27), em Vilhena (RO). As equipes passarão por 13 estados brasileiros e percorrerão 40 mil quilômetros até março de 2014. Nos próximos 15 dias a Expedição visitará municípios de Mato Grosso. Nesta etapa da viagem, a jornalista Amanda Sampaio e o analista de educação profissional rural Eduardo dos Santos, técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) também farão parte da equipe.
Pesquisadores, especialistas e analistas de mercado também fazem parte da equipe. O objetivo é conferir de perto o desenvolvimento de mais uma safra que promete números recordes. Outra meta desta longa viagem é promover uma consultoria especializada para ajudar o Brasil a vencer os desafios e se manter no patamar de liderança da produção mundial de soja.
Os repórteres Kellen Severo, João Bosco, Pedro Silvestre e Eduardo Ongaro registrarão todas as ações e farão matérias diárias. Um veículo equipado com sistema de transmissão ao vivo acompanha a viagem, proporcionando notícias em tempo real. Nesta segunda edição, analistas de Safras & Mercado esclarecerão dúvidas dos produtores rurais e conduzirão uma pesquisa a campo para traçar o perfil do produtor rural no país. A expedição faz parte do Projeto Soja Brasil, uma realização do Canal Rural, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT).
Expectativas para a rota
O presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT e presidente da Famato, Rui Prado, e o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, estarão presentes em alguns municípios. "A possibilidade dos produtores acompanharem em tempo real a cobertura da viagem feita pelo Canal Rural vai contribuir para o desenvolvimento da safra do grão", ressalta Tiago.
Rui ressalta ainda que todos poderão conhecer as transformações ocorridas nas lavouras de Mato Grosso. "O aprimoramento do homem do campo é um dos resultados do trabalho realizado pelos sindicatos de produtores rurais de cada município em parceria com o Senar-MT".
Equipe – O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o diretor executivo Fabrício Rosa e a jornalista Andrea Côrtes, assessora da entidade, também participam da maior expedição por lavouras do grão já realizada no país. Na rota que passa em Mato Grosso, estará presente ainda o diretor técnico da Aprosoja MT, Luiz Nery Ribas. Glauber Silveira espera encontrar realidades diferentes nos estados da primeira rota, tidos como referências na produção do grão.
Na opinião de Glauber será comum encontrar produtores que acreditem que o clima ajude no controle da ferrugem e da helicoverpa. Já o agrônomo Áureo Lantmann, consultor do projeto desde a primeira edição, lembra que a passagem por diferentes regiões proporciona uma visão ampla dos modelos de tecnologias utilizados na produção do grão. "Desta forma, poderemos avaliar de forma holística sua complexidade e identificar como o uso de algumas tecnologias pode ainda contribuir para o melhor desempenho desta cultura", acrescenta Lantmann.
Nesta primeira etapa, ou seja, nos próximos 27 dias, serão visitados municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em dezembro, a segunda rota inclui Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Haverá mais três etapas em 2014, percorrendo ainda Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
A expedição já percorreu o Meio-Oeste dos Estados Unidos em julho e terá uma nova rota internacional no início de 2014, passando por lavouras da Argentina, do Uruguai e do Paraguai. O encerramento ocorrerá no mês de março em Não-Me-Toque (RS), durante a Expodireto Cotrijal 2014.
ROTEIRO PARA OS PRÓXIMOS DOIS MESES
OUTUBRO
27 – Vilhena (RO)
28 – Vilhena e Campos de Júlio (MT)
29 – Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra (MT)
30 – Diamantino e Nova Mutum (MT)
31 – Tapurah e Lucas do Rio Verde (MT)
NOVEMBRO
01 – Vera e Sorriso (MT)
04 – Alto Garças e Rondonópolis (MT)
05 – Campo Verde e Jaciara (MT)
06 – Primavera do Leste
07 – Nova Xavantina e Água Boa (MT)
08 – Canarana e Querência (MT)
11 – Cristalina e Luziânia (GO)
12 – Leopoldo de Bulhões e Paraúna (GO)
13 – Rio Verde e Montividiu (GO)
14 – Mineiros e Jataí (GO)
15 – Serranópolis e Chapadão do Céu (GO)
18 – Chapadão do Sul (MS)
19 – São Gabriel do Oeste e Campo Grande (MS)
20 – Maracaju e Rio Brilhante (MS)
21 – Dourados e Caarapó (MS)
22 – Naviraí e Mundo Novo (MS)
Nesta edição, o projeto Soja Brasil conta com o patrocínio de Basf, Mitsubishi Motors, Monsanto e New Holland. O apoio é de Yara Brasil Fertilizantes. A coordenação técnica é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).