Agricultura de precisão foi o foco principal da palestra ministrada pelo analista de educação profissional rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Garibaldi Junior, no VIII Simpósio Nacional Sobre a Cultura do Girassol. O analista também falou sobre os treinamentos oferecidos pelo Senar-MT e como a entidade pode contribuir para alavancar a cadeia produtiva do girassol.
Segundo Garibaldi, a agricultura de precisão é um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variação espacial e temporal da unidade produtiva. Entre as diversas vantagens está o aumento do retorno econômico, sustentabilidade e ainda a minimização dos efeitos ao ambiente. “Tem influência direta na gestão da propriedade”.
O objetivo do Programa de Agricultura de Precisão do Senar-MT é promover a capacitação continuada das diversas tecnologias das máquinas agrícolas atualmente disponíveis no mercado. O treinamento oferecido pela entidade é de 120 horas, divididas em sete módulos que inclui a discussão de assuntos como operação de piloto automático e sistemas de orientação (GPS).
Os alunos também aprendem a operar e fazer a manutenção de semeadoras, distribuidores e pulverizadores autopropelido. O ultimo módulo do treinamento trata especificamente sobre o monitor da colheita. “Há dezenas de vantagens de se ter um operador de máquinas qualificado”.
Na lista de benefício para uma propriedade onde os operadores são qualificados está maior eficiência nas operações, menor manutenção, custos e maior vida útil do equipamento. Outra vantagem é são menores custos e riscos de perdas.
Garibaldi ressalta que diante do quadro de vantagens de se ter um operador de máquinas qualificado a demanda para os treinamentos desta área aumentou consideravelmente nos últimos três anos. Em 2010 o Senar –MT realizou 122 treinamentos e em 2013 este número será de 428 treinamentos.
GIRASSOL – O Senar-MT pode investir na capacitação de mecanização, gestão e processos, atualizar os treinamentos já existentes e ainda apoiar eventos da cadeia produtiva do girassol. Estas são algumas das ações que a entidade pode fazer para contribuir com desenvolvimento da cadeia.
Os interessados em fazer o curso devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de seu município.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).