A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Marcelândia recebe equipe do Mutirão Rural da Cidadania nesta quinta (3)

Post Image

O dia será bastante movimentado em Marcelândia, município a cerca de 700 quilômetros de Cuiabá com a realização do Mutirão Rural da Cidadania. Este programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e parceiros e  acontece nesta quinta-feira (3), na Escola Estadual Pedro Bianchini, localizada no Centro da Cidade.

 

Em Marcelândia além da parceria com o Sindicato Rural do Município e do Governo do Estado, o Mutirão Rural da Cidadania também conta com o apoio da prefeitura. “Estamos esperando cerca de 500 pessoas. Será um dia bem movimentado”, prevê a primeira dama do município Marley Andrade. Ela diz ainda que os serviços mais procurados são a emissão de documentos, fotos e corte de cabelo.

 

A equipe do Mutirão Rural da Cidadania  faz carteira de trabalho, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emite  documentos pessoais e certidões e ainda faz a segunda via de todos estes documentos. Também são ministradas palestras sobre leis de trânsito, direito do consumidor e inclusão social. A equipe  ainda faz Boletins de Ocorrência e várias outras ações como aulas de inclusão social, atividades físicas, culturais e de lazer.


 

Nos primeiros 20 dias de outubro a equipe do programa Mutirão Rural da Cidadania visitará 11 municípios do Norte de Mato Grosso. Já nos últimos 10 dias do mês, a equipe do Mutirão passará por Água Boa, Barra do Garças, Torixoréu, Santo Antonio do Leste e Chapada dos Guimarães. Ao todo, em outubro,  serão visitados 16 municípios.

 

De acordo com o analista de educação profissional  rural do Senar-MT,  João Vargas, neste ano, o Mutirão Rural da Cidadania será encerrado no dia 31 de outubro em  Chapada dos Guimarães. No primeiro semestre de 2013 foram realizados 253.569 atendimentos para 23.429 pessoas.

 

Com a meta de fazer  550 mil atendimentos e beneficiar 55 mil pessoas, o Mutirão Rural da Cidadania,  em 2013, passará pelos municípios das nove regionais do Senar-MT.  Em 2012 foram beneficiadas 38.201 pessoas. No ano passado a equipe do  Mutirão esteve em 99 municípios e fez 414.538 atendimentos.

O programa também conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), Rede Cidadã, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, o Sistema Nacional de Empregos (Sine), Procon, Detran, e vice-g overnadoria, através da Superintendência de Assuntos Indígenas. Os interessados em obter mais informações sobre o Mutirão Rural da Cidadania também podem procurar o Sindicato Rural de seu município

 

PROGRAMAÇÃO – OUTUBRO

Quinta-feira (3) – Marcelandia

Sexta-feira (4) – Cláudia

Sábado (5) – Sinop

Domingo (6) – Nova Ubiratã

 

Terça-feira (8) – Lucas do Rio Verde

Quarta-feira (9) – Santa Rita do Trivelato

Quinta-feira (10) – Nova Mutum

Sábado (12) – Campo Novo dos Parecis

Domingo (13) – Campo Novo do Parecis – área rural

 

Terça-feira (15) – Brasnorte

Quinta-feira (17) – Sapezal

Sábado – (19) – Barra do Bugres

 

Quarta-feira (23) – Água Boa

Sexta-feira (25) – Barra do Garças

Domingo (27) – Torixoréu

 

Terça-feira (29) – Santo Antonio do Leste

Quinta-feira (31) – Chapada dos Guimarães

 

 

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).