A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT participa do Soja Brasil em Sinop

Post Image

Para marcar o início das atividades na agricultura do Brasil, a abertura oficial do plantio será realizada em Sinop (MT), a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá,  na tarde desta quinta-feira (26). O evento já tem presença confirmada dos principais líderes do agronegócio nacional e de autoridades da região.

 

A realização é do Projeto Soja Brasil e a agenda começa no dia 25, com um workshop reunindo pesquisadores e produtores rurais. Serão três fóruns para debater desafios tecnológicos: produtividade, expansão  da soja nas pastagens e combate a novas pragas e doenças. O local escolhido para o evento é a sede da Embrapa Agrossilvipastoril.

 

Para o presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Rui Prado, o encontro promovido pelo Projeto Soja Brasil trará discussões importantes para os representantes do setor, principalmente sobre a falta de produtos para o controle de pragas que têm causado danos às lavouras de soja no país. "A Helicoverpa e a mosca branca são duas dessas pragas e não temos ainda produtos suficientes para combatê-las. Além disso, precisamos que sejam desenvolvidas novas moléculas para que haja um controle eficiente também da ferrugem asiática", afirma. "Todos esses assuntos serão discutidos nos dias 25 e 26 em Sinop e estamos atentos à essas questões".

 

Rui Prado será um dos debatedores do Fórum: Avanço da Soja nas Pastagens, que ocorrerá no dia 25, às 14h. O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho também participará do evento, sendo um dos debatedores do Fórum: Desafios da Alta Produtividade, às 9h, no dia 25.

 

O clima é de otimismo, como o da abertura da safra passada, em Sorriso (MT). E, desta vez, o município escolhido é outro também com força no agronegócio. Sinop tinha, até o começo dos anos 2000, a madeira como principal recurso econômico. Agora, além do material, o comércio e a agricultura ganharam destaque no Estado, principal produtor do grão no país. "Sinop foi escolhida como local de realização do evento em função de ser um  importante para o setor de produção de soja e uma das primeiras regiões a fazer o plantio. Além disso,  realizar essa solenidade na Embrapa Agrossilvopastoril  significa valorizar o trabalho de pesquisa  na  integração lavoura-pecuária-floresta, um caminho para a sustentabilidade das lavouras brasileiras", observa Julio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural. A emissora vai transmitir ao vivo os fóruns e a abertura oficial do plantio.

 

A solenidade faz parte da segunda edição do Projeto Soja Brasil, que acompanha a safra 2013/2014, desde o planejamento do plantio até a colheita. O evento é uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja-Brasil), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Canal Rural.

 

O apoio regional é da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), do Sindicato Rural  e da Prefeitura de Sinop. O projeto conta com coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de BASF, Intacta,  Mitsubishi Motors e New Holland, e o apoio de Yara Brasil Fertilizantes.

 

Os fóruns temáticos e a abertura oficial do plantio poderão ser acompanhados também na internet pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br) e pelo especial do projeto no portal RuralBR (www.projetosojabrasil.com.br). O internauta poderá participar pela página do projeto no Facebook (facebook.com/projetosojabrasil). Também já está disponível um aplicativo gratuito para download em tablets e smartphones, com novidades, notícias, previsão do tempo, cotações e muito mais.

 

Expedição pelo Brasil começa em outubro

 

A segunda edição do Projeto Soja Brasil se prepara para o início de mais uma expedição, depois de  percorrer a principal região produtora de grãos dos Estados Unidos, e promover durante a Expointer, em Esteio (RS), um dos mais polêmicos fóruns do setor com o tema demarcação de terras e direito dos produtores rurais. A viagem começa no dia 27 de outubro,  com a meta de percorrer mais de 40 mil quilômetros em 13 Estados brasileiros, visitando lavouras e abordando temas como clima, mercado,  sementes e controle de pragas e doenças.

 

A expedição, que termina no início de março de 2014, na Expodireto de Cotrijal, em Não-Me -Toque (RS), conta com duas equipes com jornalistas do Canal Rural, pesquisadores da Embrapa, consultores de Safras & Mercado e especialistas da Aprosoja Brasil. Em Mato Grosso, instrutores do Senar-MT levarão capacitação aos trabalhadores rurais.  

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).