Começa no próximo dia 30 de setembro, em Cuiabá, mais uma turma do Campo Aprendiz, programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Desta vez, os parceiros serão o Ministério do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (MTE) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação. O objetivo deste programa é capacitar jovens e adolescentes para o trabalho no campo.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, conta que esta parceria com o MTE começou em 2011 de forma tímida. “Em 2012 cresceu e em 2013 se consolidou. Nossa meta para 2014 é qualificar 240 profissionais. O curso é bem completo e a meta é arrojada”. Tiago explica que o Campo Aprendiz também atende a demanda gerada pela Lei número 10.097/2000, regulamentada pelo decreto número 5.598/2005.
Com o objetivo de capacitar jovens e adolescentes para ingressarem no mercado de trabalho, o Campo Aprendiz proporciona educação profissional básica e genérica necessária ao trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural. Este programa, além de cumprir sua função social, contribuirá para a formação de um profissional com visão mais ampla.
“É mais que uma qualificação. É uma especialização e atende as necessidades do mercado”, acrescenta o superintendente do MTE, Valdiney Antonio de Arruda. Como é um curso de 960 horas, ou seja, quase seis meses, o Campo Aprendiz oferece aulas teóricas e práticas.
Fernando Campos, diretor do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), conta que os jovens destas turmas do Campo Aprendiz que serão realizadas em Cuiabá terão a oportunidade de fazer o ensino médio no Ceja. “Nossa parte, nesta parceria, é contribuir para a educação dos jovens. O Campo Aprendiz do Senar-MT complementa com a formação específica”.
O conteúdo do programa Campo Aprendiz tem o núcleo básico que aborda a comunicação oral e escrita, gestão empreendedora, cálculos matemáticos, saúde e segurança no trabalho e noções de informática. Já no núcleo específico, os alunos aprendem sobre boas práticas agrícolas, manejo e conservação do solo, saúde e segurança no trabalho e classificação de produtos vegetais e introdução ao cultivo da cultura específica.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).