A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Parceria garante a realização de turmas em Cuiabá

Post Image

Começa no próximo dia 30 de setembro, em Cuiabá, mais uma turma do Campo Aprendiz, programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Desta vez, os parceiros serão o Ministério do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (MTE) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação. O objetivo deste programa é capacitar jovens e adolescentes para o trabalho no campo.

 

O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, conta que esta parceria com o MTE começou em 2011 de forma tímida. “Em 2012 cresceu e em 2013 se consolidou. Nossa meta para 2014 é qualificar 240 profissionais. O curso é bem completo e a meta é arrojada”. Tiago explica que o Campo Aprendiz também atende a demanda gerada pela Lei número 10.097/2000, regulamentada pelo decreto número  5.598/2005.

 

Com o objetivo de capacitar jovens e adolescentes para ingressarem no mercado de trabalho, o Campo Aprendiz  proporciona educação profissional básica e genérica necessária ao trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural. Este programa, além de cumprir sua função social, contribuirá para a formação de um profissional com visão mais ampla.

 

“É mais que uma qualificação. É uma especialização e atende as necessidades do mercado”, acrescenta o superintendente do MTE, Valdiney Antonio de Arruda. Como é um curso de 960 horas, ou seja, quase seis meses, o Campo Aprendiz oferece aulas teóricas e práticas.

 

Fernando Campos, diretor do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), conta que os jovens destas turmas do Campo Aprendiz que serão realizadas em Cuiabá terão a oportunidade de fazer o ensino médio no Ceja. “Nossa parte, nesta parceria, é contribuir para a educação dos jovens. O Campo Aprendiz do Senar-MT complementa com a formação específica”.

 

O conteúdo do programa Campo Aprendiz tem o núcleo básico que aborda a comunicação oral e escrita, gestão empreendedora, cálculos matemáticos, saúde e segurança no trabalho e noções de informática. Já no núcleo específico, os alunos aprendem sobre boas práticas agrícolas, manejo e conservação do solo, saúde e segurança no trabalho e classificação de produtos vegetais e introdução ao cultivo da cultura específica.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).