A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Novas turmas em Nova Olímpia e Barra do Bugres

Post Image

Começou esta semana mais duas turmas do Programa Campo Aprendiz desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Um grupo está tendo aulas na usina Itamarati, em Nova Olímpia e a outra na Barralcool, em Barra do Bugres. O objetivo é qualificar os jovens para o setor sucroalcooleiro. Em Nova Olímpia o destaque é para a grande participação de mulheres. “A procura foi grande e todos estão bastante animados”, explica o analista de educação profissional rural, do Senar-MT, Alis Firmino.

 

Segundo ele, o Campo Aprendiz é um programa de formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos jovens na faixa estaria entre 18 e 24 anos. Eles são preparados para ingressar no mercado de trabalho e também atendem a demanda gerada pela Lei número 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto número 5.598/2005.

 

Com o objetivo de fomentar a qualificação profissional desses jovens no meio rural, o Senar-MT proporciona educação profissional básica e genérica necessária ao trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural. Para garantir que os jovens possam cumprir efetivamente os três pilares do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional, dentro dos princípios da proteção integral, o curso de aprendizagem é realizado no período de cinco meses. As aulas são distribuídas em módulos ofertados semanalmente e limitado em oito horas diárias.

 

Outra vantagem para o jovem aprendiz é a renda. Durante o tempo de aprendizado o aluno recebe um salário. O valor é negociado com a empresa que contrata. Após o treinamento, o ingresso no mercado se torna muito mais fácil em função da qualificação profissional que o jovem recebeu no Programa Campo Aprendiz.

 

O conteúdo inclui competência interpessoal e integração no trabalho, gestão empreendedora, cálculos matemáticos e sistemas de medidas. O aluno também aprende comunicação oral e escrita, noções de informática, saúde e segurança no trabalho.

 

De forma mais específica, o aluno também aprende um pouco sobre o cultivo da cultura específica da região, boas práticas agrícolas, manejo e conservação de solos, classificação de produtos vegetais, manejo integrado de pragas, operação e manutenção de tratores agrícolas, pulverizadores autopropelidos e colheitadeira.

 

Após os conteúdos teóricos, os participantes são encaminhados para os contratantes, onde tem suas atividades acompanhadas por um monitor que continuará orientando o jovem aprendiz na prática profissional.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).