A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa tem meta de atender 90 municípios em 2013

Post Image

O Programa Inclusão Digital Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está em pleno vapor em 2013. As primeiras quatro turmas deste ano estão sendo realizadas no município de Indiavaí (375 km de Cuiabá), em parceria com o Sindicato Rural de Araputanga. As aulas terminam nesta quinta-feira (07.03), atendendo aproximadamente 40 pessoas. “Já temos 27 turmas programadas até o dia 05 de abril em Campinápolis, Gaúcha do Norte e Cuiabá”, contou o analista de Educação Profissional Rural do Senar, Garibaldi Júnior, gestor do programa no Estado.

O programa foi lançado em junho do ano passado com objetivo de democratizar o conhecimento em informática, levando noções básicas sobre computação às populações do meio rural. Em 2012, o Inclusão Digital Rural beneficiou cerca de 1800 pessoas, em 180 eventos realizados em 49 municípios. “A meta para 2013 é beneficiar 90 municípios com 432 turmas, abrangendo cerca de 4320 participantes”, afirmou Garibaldi Júnior. 

Para realizar o programa, o Senar-MT adquiriu nove cases (malas) com 11 notebooks cada. Elas ficam disponíveis, por um determinado período, nos Sindicatos Rurais que solicitaram o treinamento, respeitando um cronograma pré-definido. Como todos os eventos realizados pelo Senar, o Inclusão Digital Rural é gratuito para o participante e os pré-requisitos são ter mais de 14 anos e ser alfabetizado. “Os interessados em participar do programa devem buscar o Sindicato Rural do seu município, nosso parceiro natural, que irá demandar o treinamento ao Senar e nós não iremos medir esforços para programar o curso”, explica Garibaldi Júnior. 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).