A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa do Senar-MT alfabetizou 180 pessoas em 2012

Post Image

Aos 64 anos, Benedito Evangelista da Silva, sitiante em Apiacás (norte de Mato Grosso), nunca deixou o sonho de voltar a ler e escrever para trás. Através do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos que participou em 2012, ele transformou essa vontade em realidade. O programa foi  oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com Sindicato Rural de Apiacás. 

A turma do Seo Benedito recebeu os certificados de conclusão em dezembro. O supervisor da Regional de Alta Floresta, Dirceu Oliveira, que atende Apiacás, participou da solenidade. "Uma série de problemas podem tirar o participante do treinamento, o fato de trabalhar de dia e estudar a noite, questões de saúde, da visão. Os que estão aqui tiveram determinação. Para nós do Senar este é um dia muito feliz", disse. Veja vídeo sobre a entrega de certificados em Apiacás. http://www.youtube.com/watch?v=Odz9Ar2ZWwk

De junho a dezembro de 2012, o programa atendeu 180 pessoas em 13 turmas nos municípios de Poconé (2), Apiacás, Tapurah, Campo Novo do Parecis, São José do Rio Claro, Poxoréu, Guiratinga, Figueirópolis D'Oeste, Cáceres, Ribeirão Cascalheira (2) e Campinápolis.

O sitiante conta que lia muito pouco, já que, quando criança, estudou até a segunda série e teve que abandonar os estudos para trabalhar. Sem praticar, acabou esquecendo como manusear as palavras, mas sentia vontade de escrever cartas.

Para ele, o programa do Senar melhorou, inclusive, sua maneira de tratar as pessoas e de comercializar os produtos que cultiva em sua chácara. "Um curso como esse faz com que a pessoa se sinta reconhecida, tenha mais representação na sociedade. Antes dele, sentia-me envergonhado por não saber ler e escrever. Hoje me sinto mais à vontade", afirma Silva, que é natural de Rosário Oeste e mora em Apiacás desde a década de 1980.

Como demonstração de sua alegria por ter participado do programa, o egresso escreveu uma carta e um poema. O poema conta a história de vida dele, marcada pela transição de garimpeiro aventureiro a hoje "chacareiro" que estabeleceu parada em Apiacás. A carta traz seu agradecimento à instituição "que tem um trabalho muito importante, levando educação e conhecimento", escreve ele.

Segundo o Gerente da Aprendizagem Rural, Marciel Becker, para 2013 o Senar-MT continuará atendendo às demandas de cursos de alfabetização. A meta é que seja realizada duas turmas de 25 alunos cada nas nove regionais do Senar, atendendo ao final 450 pessoas. "Quando uma pessoa é alfabetizada, aprende mais que a ler e escrever. Ela descobre que uma barreira é quebrada e pode ter acesso a oportunidades para que possa ir mais longe, inclusive buscando melhorar sua formação profissional", ressalta Becker.

Saiba mais – O Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos favorece aos jovens e adultos a aprendizagem da leitura e da escrita, alicerçada no diálogo. Além disso, promove a formação da consciência crítica, contribuindo para autorrealização e participação social do estudante como cidadão. O curso tem duração de seis meses e o público alvo do programa são trabalhadores e produtores rurais com baixa ou sem escolaridade e com idade acima de 16 anos.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).