Produtores rurais confiantes num futuro promissor para a agricultura nos próximos anos. Esse é o clima que tem predominado nos Dias de Campo realizados pela Fundação MT desde o dia 15 de janeiro de 2013, segundo o supervisor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) de Barra do Garças, Rafael Fabri, que juntamente com o supervisor do Senar da regional de Querência, Kleber Müller, acompanha a atividade que segue até o dia 16 de fevereiro.
A instituição de ensino rural é uma das patrocinadoras do evento e possui um espaço onde são divulgados os cursos e treinamentos oferecidos gratuitamente Estado que são voltados ao produtor, trabalhador rural e seus familiares.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, participou do Dia de Campo em Nova Mutum no último sábado (19 de janeiro). Para ele, a Fundação MT é notoriamente reconhecida por participar do processo de desenvolvimento da agricultura de Mato Grosso, principalmente no que diz respeito a adaptação de cultivares às características do Estado.
“Isso mostra que a Fundação MT sempre trabalhou com tecnologia de ponta. Através dessa parceria, o Senar-MT enriquece seus trabalhos, que visam acompanhar o desenvolvimento tecnológico atual para que esse conhecimento possa chegar aos produtores e trabalhadores rurais em forma de capacitação”, destacou o superintendente.
Segundo Fabri ao conversar com produtores rurais para divulgar os cursos e treinamentos do Senar ouviu ele relataram a vontade em investir cada vez mais em suas propriedades. “Para isso, mostram-se interessados nos temas das palestras e em novas tecnologias de sementes, defensivos e tendências para investimentos”, afirmou.
Além da participação no Dia de Campo em Nova Mutum, os supervisores do Senar-MT já prestigiaram a atividade nos municípios de Sapezal (15/01) e Campo Novo do Parecis (17/01). Ao todo estão programados eventos em 10 municípios até o dia 16 de fevereiro: Lucas do Rio Verde (23/01), Sorriso (26/01), Campo Verde (30/01), Primavera do Leste (02/02), Rondonópolis (09/02), Querência (14/02) e Canarana (16/f02). Nos encontros são abordados quatro temas centrais relacionados ao cultivo de milho e soja: fertilidade, mercado, variedades e nematóides.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).