Como a primeira ação de uma parceria estabelecida entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Faculdade de Tecnologia “Shunji Nishimura” de Pompéia- SP (Fatec), representantes da Faculdade vieram a Cuiabá entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2013. O diretor da Fatec, Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, e o coordenador, Luiz Atílio Padovan, participaram da Atualização Metodológica aos instrutores do Senar-MT assessorando a montagem dos planos instrucionais na turma de Mecanização Agrícola.
De acordo com Rui Ottoni Prado, presidente do Conselho Administrativo do Senar, a cada ano a agricultura em Mato Grosso tem recebido mais investimentos na área tecnológica. Alinhado a esse progresso, a entidade de ensino rural foi em busca de uma parceria com a Fatec de Pompéia, que oferece um curso superior em Tecnologia voltado exclusivamente para a Mecanização em Agricultura de Precisão (AP).
“Como continuidade desta parceria, no mês de julho, 15 instrutores do Senar-MT serão capacitados pela Fatec de Pompéia em um curso de 40 horas na área de Gerenciamento de Variabilidade, um dos ramos da Agricultura de Precisão. Desta forma, estaremos aptos a atender uma demanda de cursos nessa área em nosso Estado, aumentando a quantidade de trabalhadores rurais especializados em Agricultura de Precisão”, afirma Prado.
Sobre sua vinda ao Senar-MT, o diretor da Fatec diz ser uma honra participar de atividades no maior Estado produtor de grãos do país tratando de transferência de tecnologia junto aos instrutores. “A expectativa é poder contribuir para essa capacitação em tecnologia de AP já que é nossa área de ciência e tecnologia na Fatec ‘Shunji Nishimura'”.
Luiz Atílio Padovan explica que mais ações entre as duas instituições estão por vir. Abordando o tema junto com os instrutores de mecanização foi montado um curso básico sobre AP para operadores de máquinas. “Além disso, será montado outro curso em Agricultura de Precisão voltado a gerentes de fazendas e também elaboraremos cartilhas educativas juntamente com os instrutores”, diz o coordenador da Fatec.
Padovan informa ainda que, em uma segunda etapa da parceria, serão desenvolvidos cursos mais específicos destinados a gestores de Mato Grosso, como pós-graduação e cursos técnicos. Paralelamente, os participantes serão capacitados por técnicos das marcas fabricantes dos equipamentos de Agricultura de Precisão.
Curso de Mecanização em Agricultura de Precisão – A Faculdade de Tecnologia “Shunji Nishimura” de Pompéia-SP (Fatec) possui atualmente 400 alunos matriculados no curso superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão (AP). O curso tem duração de três anos e a primeira turma se forma neste ano. Ao todo, o Estado de São Paulo tem 55 unidades da Fatec.