Nesta sexta-feira (09/11) a Expedição Soja Brasil está no município de Sorriso (420 km de Cuiabá), encerrando a segunda semana de visitas a propriedades produtoras de soja de Mato Grosso com mais de 2000 km percorridos no Estado. A equipe de reportagem do Canal Rural irá mostrar como está a produtividade do grão na cidade que ganhou o título de Capital Nacional do Agronegócio, para tanto será transmitido um link ao vivo às 11h20 em uma propriedade rural, no programa Mercado&Cia, no final da tarde, ás 17h40, no mesmo programa haverá nova participação e às 18h, no Rural Notícias. A tarde o local das entrevistas será em frente ao Sindicato Rural de Sorriso.
A Expedição é um projeto da Aprosoja Brasil em parceria com o Canal Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Em Mato Grosso, a abertura oficial ocorreu em Campos de Júlio, no dia 29 de outubro, relatando a preocupação dos produtores com a falta de chuvas. No dia 30 de outubro, o projeto aportou em Sapezal, e ganhou um personagem de peso o apresentador João Batista Olivi, que permaneceu por 12 dias com os expeditores. No dia seguinte (31/11), o município visitado foi Campo Novo do Parecis, a abordagem foi como a manutenção de equipamentos podem afetar diretamente sobre as condições da lavoura e a crescente atuação das mulheres na agropecuária. Também foi possível conhecermos a turma de Ensino de Jovens e Adultos Rural (EJA Rural).
Começando o mês de novembro, a expedição chegou a Diamantino, mais especificamente a Fazenda Guapirama, para tratar da importância da qualificação de mão de obra para o campo. No dia 02, a equipe seguiu para Nova Mutum e o tema abordado nas reportagens foi a diversificação das atividades nas propriedades rurais.
Nem durante o final de semana a Expedição Soja Brasil parou. O Canal Rural promoveu um bate papo em plena lavoura no sábado (03/11) em Lucas do Rio Verde e Tapurah. Na segunda-feira (05/11), com sete dias de expedição, o grupo chegou a Ipiranga do Norte, onde existem oito assentamentos rurais bem sucedidos. Na terça-feira (06/11), a Expedição esteve em dois municípios: em Vera constatou que 95% das áreas já foram plantadas e o regime de chuva é regular, e Santa Carmem conheceu o produtor do maior pé de soja do mundo.
Cláudia foi o 10º município visitado pela Expedição e pode mostrar para o Brasil a transformação pela qual a base da sua economia está passando, saindo da extração de madeira para o cultivo da soja. Ainda na quarta-feira (07/11), a comitiva esteve em Sinop, e conversou com produtores rurais que relataram a necessidade de se fortalecer a frente parlamentar do agronegócio. Na quinta-feira (08/11) a Expedição visitou a Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop, com transmissões ao vivo durante todo dia na sede da empresa, o foco foi a disseminação de novas tecnologia na cultura da soja. Na próxima segunda-feira (12/11) a expedição prossegue em Campo Verde, onde está programada um mini-dia de campo.
Todas as notícias geradas pela Expedição estão sendo publicadas no site do projeto http://sojabrasil.ruralbr.com.br E as fotos na página do Facebook do Senar-MT (http://www.facebook.com/SenarMt). O Senar também está no Twitter, siga @senar_mt e curta a Fan Page da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).