O Programa Mutirão Rural da Cidadania fechou setembro com 353.593 atendimentos que vão de confecções de documentos, como RG e CPF, registro de Boletim de Ocorrência, esclarecimentos sobre as leis de trânsito, direito do consumidor, programa Rede Cidadã e ações de esporte e lazer. Este foi o oitavo mês de atividades no ano de 2012. Nesse período 33.766 pessoas foram atendidas em 82 municípios do Estado de Mato Grosso.
As atividades do Mutirão Rural são realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Sindicatos Rurais dos municípios atendidos, prefeituras, Superintendência do Trabalho e Emprego e outras entidades.
“Nos meses de junho e setembro atendemos 1220 pessoas em comunidades indígenas e realizamos 14.960 atendimentos somente para essa população. Uma ação inédita do programa, que existe desde 1996”, revela o supervisor do Programa, João Vargas, supervisor do Senar-MT. Vargas se refere as edições do Mutirão realizadas na Aldeia Itxalá, em Santa Terezinha, Aldeia Urubu Branco em Confresa e Aldeia Nambikwara, em Comodoro.
A equipe do programa já percorreu este ano sete regionais (Cuiabá, São José dos Quatro Marcos, Juína, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Querência e Colíder) e até novembro passará pelas regionais de Sorriso e Barra do Garças.
No mês de outubro o Mutirão Rural da Cidadania será realizado nos municípios de Santo Antonio de Leverger, Cláudia, Santa Carmem, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá e Tapurah. Já novembro a programação é para atendimentos em Primavera do Leste, Paranatinga, Gaucha do Norte, Santo Antonio do Leste, Novo São Joaquim, Araguaiana e Torixoreu.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).