O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) dá início a terceira etapa do Workshop das Cadeias Produtivas na próxima segunda-feira (27.08) na sede da instituição. O evento segue até sexta-feira (31.08) e tem o objetivo de criar ementas (resumo do conteúdo de cada ponto abordado) dos cursos e treinamentos que serão ofertados pelo Senar para atender as demandas dos produtores e trabalhadores rurais no que diz respeito à qualificação da mão de obra do meio rural. “A cada dia as tecnologias no campo evoluem e para o Senar continuar sua missão de levar conhecimento ao produtor e trabalhador rural precisamos apresentar cursos e treinamentos capazes de atender as novas demandas da classe produtora”, afirma a supervisora do Senar, Daniela Figueiredo, responsável pelo workshop.
De acordo com a supervisora, para a realização da atividade foram convidados especialistas de cada uma das 17 áreas de discussão (máquinas, soja, milho, algodão, carnes, segurança no trabalho e outras). “Serão formadas equipes para realizarem reuniões temáticas sempre tendo dois especialistas de cada área, um professor da Universidade Federal de Viçosa [UFV], que está orientando os debates do workshop desde a primeira etapa, um instrutor e um supervisor do Senar”, explica Daniela.
A primeira etapa do workshop foi realizada nos meses de março e abril desde ano com a participação de representantes de 16 cadeias produtivas. Atualmente o Senar possui cerca de 110 treinamentos, após os debates os participantes do workshop sugeriram cerca de 200 eventos, entre novos e modificações dos cursos já existentes. “Na segunda fase houve um ranqueamento dos eventos propostos, com avaliação da importância relativa de cada curso dentro da cadeia produtiva a qual é associado. Agora os grupos de trabalho irão propor ementas para os eventos selecionados e até o final de setembro a UFV deve apresentar a conclusão dos trabalhos”, informa Daniela. “A intenção e laçarmos alguns dos cursos no início de 2013 e gradativamente os demais eventos propostos”, disse.
O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).