A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa qualifica lideranças do setor produtivo do Estado

Post Image

Saber 'vender' seu produto usando estratégias de comunicação e marketing, entender o negócio rural como um todo e manter-se atualizado, foram algumas das necessidades do setor rural destacadas pelos participantes do Programa Especial Academia de Liderança, idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais. O primeiro dia de capacitação ocorreu nessa quinta-feira (16.08), na sede do Senar.

Segundo o superintendente do Senar, Tiago Mattosinho, o programa aglutina 120 pessoas representando diversos segmentos da área rural: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), sindicatos rurais, associações de produtores rurais, e colaboradores do Sistema Famato/ Senar  e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Para esse primeiro módulo foram programadas três turmas: Comunicação e Marketing, aulas ministradas pelo professor Luiz Tejon; Gestão por resultados, de Gilberto Porto; e Governança no Terceiro Setor, com Jairo Laser.

"O objetivo do programa é qualificar líderes capazes de multiplicar conhecimentos e de mobilizar a classe produtora em beneficio do desenvolvimento do setor", avaliou Mattosinho. "Para atender as demandas das lideranças da agropecuária de Mato Grosso de forma assertiva a Fundação Dom Cabral customizou cursos, com professores renomados em todos os módulos", completou o superintendente.

O casal de pecuaristas Arnaldo Martins e Milena Martins, proprietários da Fazenda Cinco Estrelas, localizada no município de Porto Esperidião avaliou como positivos os debates realizadas com o professor Tejon. "Quando não enxergamos a nossa propriedade como uma empresa não planejamos o futuro e daí não sabemos o que é preciso fazer para continuar no negócio", comentou Milena. "A valorização dos recursos humanos, a capacitação e atualização são fundamentais para o negócio se manter", analisou. "Aquele produtor que ainda acha que não precisa se comunicar, não precisa de parceiros está fadado ao fracasso", completou o marido.

O trabalhador rural Valdivino Tomaz, do Sindicato dos Trabalhadores de Rondonópolis, está participando da turma Governança no Terceiro Setor. Para ele aprender algo novo sempre é positivo, principalmente por estar na base e assim ter a possibilidade de repassar que foi aprendido. "Quem não se recicla, não aprende coisas novas fica para trás mesmo", sentencia.

O mesmo pensamento tem produtor rural de Ipiranga do Norte, Sérgio Triches, participante da turma Gestão por Resultados. "O conhecimento abre nossos horizontes", afirma. "Eu tenho 22 anos de experiência como agricultor em Mato Grosso, há quatro anos formamos o grupo Araras, somos oito produtores com experiência, mesmo assim percebemos algumas dificuldades", lembrou. "O que aprendemos no programa nos auxilia nas tomadas de decisões", afirma.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).