A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar tem meta de atender 10 mil crianças no primeiro ano

Post Image

Você sabe do que sua camiseta é feita? Sabe de onde vem o óleo que frita a batatinha do seu lanche? E o milho que faz o seu cereal favorito? Questionamentos como esses são feitos a crianças de sete a 12 anos que vivem em centros urbanos e não estão acostumadas com o meio rural, dessa forma elas refletem sobre a origem dos produtos e alimentos que consomem diariamente percebendo que estão mais próximas do meio rural do que imaginam.

A ação pertence ao programa “Filhos no Campo’, lançado na manhã dessa sexta-feira (10.08) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), na Praça de Alimentação do Shopping Pantanal. Segundo o presidente do Conselho Administrativo do Senar, Rui Prado, durante 10 dias quem visitar o local irá se deparar com uma minifazenda em pleno shopping, com direito a cozinha de fazenda, rio com peixes virtuais e uma vaca leiteira cenográfica. “As crianças vão aprender sobre a vida do produtor rural brincando”, destacou.

Prado revela que o programa foi idealizado pela presidente do sindicato Rural de Matupá, Cecília Staffuzza, devido ao grande sucesso em sua cidade a ideia foi levada ao conselho da entidade e aprovada para ser expandida para outros municípios. “Neste ano vamos atender os seis maiores municípios de Mato Grosso, que são considerados eminentemente urbanos”, afirmou o presidente se referindo aos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Barra do Garças. “A meta inicial é atender 10 mil crianças por ano em todos os municípios”, revelou.

A proposta do programa consiste em uma espécie de dia no campo envolvendo as crianças. Elas irão visitar propriedades rurais tendo contato com a realidade do campo. As crianças irão começar o dia com um café da manhã típico de fazenda, passando por visita à propriedade para conhecer plantações e criações de animais e participarão de atividades lúdicas explicando a rotina da fazenda. “Para que o ‘Filhos no Campo’ seja um sucesso contamos com nossos parceiros, que são os sindicatos rurais”, apontou o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho. “Os interessados no programa devem procurar o sindicato do seu município e o sindicato solicitar o programa ao Senar”, completou.

Uma das primeiras crianças a experimentar os brinquedos no shopping foi a pequena Júlia Gabriely dos Santos, de sete anos. “Achei tudo muito bonito, principalmente a vaca”, contou. Ao ser questionada se tinha conhecimento de onde vinha as o óleo de cozinha ela confessou que não sabia e depois que viu a semente de soja abriu o sorriso. A mãe dela, a dona de casa, Margareth dos Santos, aprovou a iniciativa e afirmou ter se surpreendido com a reação da filha. “Eu pensei que ela fosse ter medo da vaca, mas não logo que viu quis passar a mão, quis aprender a tirar leite. Achei muito interessante”, avaliou.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso. O Senar atua em parceria com os 86 sindicatos rurais e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).