A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Qualificação garante ampliação de laticínio em Juara

Post Image

Aproveitando a vocação familiar, que é produtora de leite no município de Juara (distante a 730 km de Cuiabá), João Violado Neto buscou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para se qualificar e assim conseguir se destacar e ampliar o seu negócio. “Tudo que produzíamos era usado para consumo próprio no máximo vendíamos para propriedades vizinhas”, lembra.

A profissionalização veio em 2010, quando ficou sabendo por uma rádio local que o Senar iria realizar, gratuitamente, em Juara o treinamento de “Derivados de leite – requeijão, queijo, iogurte, doce de leite”. Procurou o Sindicato Rural de Juara para se inscrever e participou do curso. “Aprendi que com o leite poderia fazer muito mais produtos e subprodutos, além de me aperfeiçoar nas técnicas de produção”, conta.

“João Neto já tinha um laticínio na cidade, com o conhecimento adquirido no treinamento regulamentou o estabelecimento, conforme as normas do Serviço de Inspeção Municipal, hoje ele pasteuriza o leite que produz e que compra de outros produtores da região. Hoje produz queijo tipo mussarela e iogurte de qualidade”, avalia o supervisor da Regional de Juína, Alberto Anjos, que juntamente com a mobilizadora do Sindicato Rural de Juara, Sirlei Oliveira, visitou o estabelecimento.

“Antes do leite entrar no laticínio são realizados os testes padrões para garantir a qualidade do leite, tais como teste de Alizarol, acidez Dornic, Crioscopia, se o leite for  reprovado o produto é descartado”,  explica o proprietário do Laticínio. “Estes testes são essenciais para saber se o leite tem qualidade, se é livre de bactérias que possam trazer doenças a quem consome nossos produtos e se está livre de contaminações ou fraudes, conforme aprendemos nos curso do Senar”, diz João Neto.

“Muitas pessoas não fazem os cursos alegando falta de tempo, porém uma semana que você faz o treinamento já dá um grande avanço na produção, os professores têm muita paciência para ensinar, cobram qualidade para que os alunos possam sair do curso com boas práticas de produção”, afirma ao destacar a importância da qualificação para os produtores.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural e faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – entidade que congrega e representa os 86 Sindicatos Rurais – e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).