Pesquisas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) apontam que Mato Grosso continua em pleno processo de expansão da produção agropecuária. A projeção para crescimento até 2020, por exemplo, da produção de suínos no Estado é de 180%, no caso da criação de aves a perspectiva é que o crescimento chegue a 116%, e da soja deve ser em média de 49%.
Esta foi uma das informações repassadas nesta sexta-feira (16.03), durante coletiva de imprensa para tratar do Workshop das Cadeias Produtivas, que será promovido pelo Sistema Famato/Senar entre os dias 19 e 22 de março na sede do Senar, em Cuiabá. Apenas as oficinas dos envolvidos com a produção de Soja e Milho serão realizadas em abril.
Para que as projeções se concretizem será necessário aumentar a oferta de emprego no campo. Além disso, as chances de conseguir uma vaga serão maiores para os trabalhadores que apresentarem mão de obra capacitada. A instituição responsável por essa qualificação é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT). "A capacitação no meio rural é uma demanda muito acentuada no Estado, não temos gente capacitada em número suficiente para atuar no campo. E ai que entra o Senar", explica o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. "Queremos mudar o perfil dos trabalhadores do meio rural de Mato Grosso. Queremos que no Estado estejam os melhores e mais capacitados", antecipa o presidente.
Pensando nesse cenário como oportunidades de geração de emprego, o Senar fará um diagnóstico do setor rural de Mato Grosso, abrindo suas portas e convidando os produtores rurais a exporem suas novas demandas e necessidades durante o Workshop. "Tradicionalmente os postos de trabalho abertos no Estado são ocupados por pessoas de fora e para que essas vagas sejam ocupados por pessoas daqui temos que capacitar nossos trabalhadores", avalia o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.
Os debates serão fomentados pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), que ao final do evento apresentará um relatório com os anseios dos produtores. Com o Raio-X em mãos, o Senar irá preparar um plano de ação para atender as novas exigências do mercado.
As discussões começam com os representantes das cadeias produtivas de ovinocultura e caprinocultura, de suínos, de aves e do peixe, na segunda-feira (19/03). No dia seguinte, será a vez dos produtores de algodão e de cana de açúcar. Na quarta-feira se reúnem os integrantes das cadeias da carne, de equídeos e do leite. Encerrando essa semana de atividades, na quinta-feira (22/03) participam da oficina representantes das cadeias da fruticultura, da mandioca, da olericultura, dos sistemas florestais e apícola. Confira a programação no final do texto.
Para melhor divulgar as atividades foi criado o Blog das Cadeias Produtivas (http://blogdafamato.wordpress.com/senar-mt/workshop-cadeias-produtivas), hospedado no Site do Sistema Famato (www.sistemafamato.org.br). Durante o workshop, o blog será atualizado com notícias do evento e dados sobre cada segmento de produção rural.
Em média, o Senar capacita 42 mil pessoas por ano, seja em cursos de Formação Profissional Rural ou em ações de Promoção Social. Ao lado de entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que congrega todos os Sindicatos Rurais do Estado, e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Senar integra o Sistema Famato, sendo responsável pelas ações de aprendizagem e qualificação rural. Conheça a programação:
Programação
DATA |
DIA |
HORÁRIO |
ASSUNTO |
19/03/2012 |
Segunda |
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva de ovinocultura e caprinocultura |
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva de suínos |
||
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva de aves |
||
13:30 – 17:30 |
Cadeia produtiva do peixe |
||
20/03/2012 |
Terça |
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva do algodão |
13:30 – 17:30 |
Cadeia produtiva da cana de açúcar |
||
21/03/2012 |
Quarta |
08:00 -12:00 |
Cadeia produtiva da carne |
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva do equídeos |
||
13:30 – 17:30 |
Cadeia produtiva do leite |
||
22/03/2012 |
Quinta |
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva da fruticultura |
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva da mandioca |
||
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva da olericultura |
||
13:30 – 17:30 |
Cadeia produtiva dos sistemas florestais |
||
13:30 – 17:30 |
Cadeia produtiva apícola |
||
12/04/2012 |
Sexta |
08:00 – 12:00 |
Cadeia produtiva da soja e milho |