Em 2014, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) formou um total de 228 participantes em seis municípios de Mato Grosso. Com o objetivo de capacitar trabalhadores da Cadeia de Suinocultura, o projeto foi realizado em oito propriedades com treinamentos de Granja, Reprodução, Maternidade, Creche, Recria e Terminação e Fábrica de Ração, com um total de 580 horas executadas.
Mato Grosso possui um rebanho suíno com cerca de 1,6 milhão de animais, tendo aproximadamente 130 mil matrizes. O que coloca o Estado em quinto lugar no ranking nacional dos maiores criadores. O analista do Senar-MT e responsável pelo PNDS no Estado, Wlademiro Neto conta que em 2013 foram capacitadas 350 pessoas em seis granjas de Mato Grosso.
O instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Oswaldo Sereia, que ministrou os treinamentos do projeto, acrescenta que suinocultura está em pleno desenvolvimento em Mato Grosso. Ele destaca ainda que a cadeia produtiva se desenvolve em determinadas regiões como o Norte do Mato Grosso. “Um dos fatores que determina a escolha do local de criação dos animais é a proximidade com esmagadoras de grãos, com intuito de reduzir custos com a alimentação dos animais”.
O município de Nova Mutum (239 km de Cuiabá) é um dos que mais tem contribuído com o desenvolvimento deste setor. Além de Nova Mutum, o PNDS já qualificou trabalhadores em Diamantino, Tapurah e Campo Verde. O programa é realizado em seis módulos que envolvem todo o processo. O produtor pode solicitar a qualificação completa, de 104 horas ou dividida em módulos (Toda Granja-24h, Reprodução-24h, Maternidade-20h, Creche-12h, Recria e Terminação-08h, e ainda Fábrica de Ração-16h). Os interessados devem procurar mais informações no sindicato rural de seu município.
O PNDS é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este projeto é idealizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e está presente em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).