Nesta segunda-feira (01.12) a Caravana Soja Brasil estacionou em Tangará da Serra, a cerca de 300 quilômetros de Cuiabá. O evento reuniu aproximadamente 50 produtores rurais que além das palestras de agricultura de precisão também tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a qualificação lançada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional de Mato Grosso (Senar-MT) que já estará a disposição em 2015.
A qualificação em Agricultura de Precisão oferecida pela instituição inclui assuntos como operação de tratores agrícolas com tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para preparo e correção do solo com uso da tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para semeadora. Além destes, outros assuntos como manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos com tecnologia embarcada e aplicação de agrotóxico usando equipamentos autopropelido com tecnologia embarcada também serão abordados.
Para o presidente em exercício do Sistema Famato/Senar, Normando Corral que participou do evento em Tangará da Serra, levar informação, qualificação e capacitação ao homem do campo é o papel do Senar-MT. “E do outro lado temos o produtor rural que está sempre em busca de conhecimento. Agricultura de Precisão é o futuro e toda a informação é muito bem vinda”.
Carlos Henrique Augusto, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura foi o primeiro palestrante da noite. Ele falou sobre gestão de dados dentro da agricultura de precisão. Já o outro palestrante e engenheiro agrônomo, Alan Acosta, doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) levou aos produtores de Tangará informações sobre tecnologia embarcada.
OFICINAS DO SICAR – Na manhã desta terça-feira (02.12) os produtores e trabalhadores rurais de Tangará da Serra terão a oportunidade de participar das oficinas que acontecem na Carreta Carrega Brasil que está estacionada no Parque de Exposição da cidade, em frente ao Sindicato Rural. O objetivo da oficina é orientar o produtor e os profissionais da área sobre o Sistema Integrado do Cadastro Ambiental Rural (Sicar).
O dia começa com uma palestra da analista em meio ambiente do Sistema Famato/Senar, Lucélia Perin Avi sobre o assunto. Em seguida os dois instrutores credenciados junto ao Senar-MT, Ronaldo Maran e Waldete Santana fazem uma simulação de como fazer o Sicar. “Temos 22 computadores para fazer um passo a passo. O objetivo é tirar todas as dúvidas dos participantes”, enfatiza Maran.
Ainda esta semana a Caravana do Soja Brasil passa por por Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt )
Tudo está sendo acompanhado de perto pelo Canal Rural. Para acompanhar é só acessar os seguintes endereços: