A Caravana Soja Brasil segue viagem em Mato Grosso a partir desta segunda -feira (01.12). A primeira parada da Carreta Carrega Brasil será em Tangará da Serra. Depois segue para Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. Em Janeiro a Caravana volta a viajar pelos municípios mato-grossenses. As noites, a partir das 19 horas, são sempre reservadas para as palestras de agricultura de precisão. Já as manhã são ocupadas com as oficinas promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que orientam os participantes sobre o Sistema de Cadastramento Ambiental Rural (Sicar).
Apesar da chuva que não deu trégua, a avaliação da primeira semana foi positiva. De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho os produtores compareceram tanto nas palestras, quanto nas oficinas do Sicar. “O objetivo do Senar-MT é levar informação ao homem do campo. Além das oficinas, também estamos lançando nossa qualificação de agricultura de precisão que já estará a disposição a partir de 2015”.
Os trabalhadores e produtores rurais terão acesso aos treinamentos de operação de tratores agrícolas com tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para preparo e correção do solo com uso da tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para semeadora. Além destes, também serão ofertadas outras opções de qualificação como manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos com tecnologia embarcada e aplicação de agrotóxico usando equipamentos autopropelido com tecnologia embarcada.
Na primeira semana, a Caravana Soja Brasil passou pelos município de Primavera do Leste, Campos de Julio, Sapezal e Campo Novo do Parecis. Além da Agricultura de Precisão e das oficinas do Sicar, vários outros assuntos foram abordados discutidos entre os produtores rurais. Dentre eles, o vazio sanitário a chegada de pragas nas lavouras e alguns temas relacionados ao mercado da soja ocuparam o topo da lista.
Para se ter lucratividade na sojicultura, assim como em todas as outras cadeias produtivas , o produtor rural precisar estar sempre bem informado e ter mão de obra qualificada. E para isso o Sernar-MT oferece mais de 40 treinamentos. Todos são gratuitos e o produtor pode procurar o sindicato rural da sua cidade para solicitar os treinamentos.
AGRICULTURA DE PRECISÃO – As palestras sobre Agricultura de Precisão estão sendo ministradas pelos agrônomos Alan Costa, doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) e CEO da empresa Drakkar Agricultura de Precisão e Carlos Henrique Augusto, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
Segundo os palestrantes, a integração entre os sistemas, de compras com financeiro, recursos humanos (RH) e toda a troca de informação que há alguns anos já beneficia a indústria, agora chega ao campo. Os palestrantes são unanimes ao ressaltar que somente a tecnologia não basta, é importante saber como usar a informação disponibilizada pela Agricultura de Precisão que gera conhecimento para a tomada de decisão.
OFICINAS DO SICAR – Os produtores que participam das oficinas do Sicar oferecidas pelo Senar-MT sempre têm muitas dúvidas. Não perdem a oportunidade de fazer perguntas e pedir aos instrutores para repetir a informação quando não entendem a mensagem. O sojicultor José Guarinos Fernandes garante que ainda há muitas dúvidas. “Mas a oficina do Senar-MT ajudou a esclarecer bastante o assunto. Pelo menos nos orienta sobre o quê e como temos que fazer”.
Para a participante Maria Helena Gonçalves Vogt que teve a filha como companhia a principal dificuldade é a internet. Mas para Angela Vogt Webler, filha de Maria Helena que é acostumada a trabalhar com a internet o preenchimento dos dados é fácil. “Para nós o importante foi que com a oficina do Senar-MT sabemos exatamente o que temos que fazer”.
A oficina realizada na Caravana Soja Brasil pelo Senar-MT é composta por uma palestra e pela simulação de como se faz o Sicar. Com 22 computadores, a sala de aula que fica dentro da Carreta Carrega Brasil dá a oportunidade aos produtores de simular e de tirar as dúvidas sobre vários procedimentos para a conclusão do documento.
PROJETO SOJA BRASIL – A terceira edição do projeto Soja Brasil tem acompanhado o desenvolvimento das lavouras nos principais estados produtores do país. Desde julho, a realidade da safra brasileira vem sendo discutida em reportagens, programetes, programas técnicos e Fóruns. A Caravana já passou por Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul e as equipes da Expedição do Soja Brasil visitaram Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. A iniciativa tem o patrocínio de Basf e Mitsubishi Motors. O apoio é de Intacta, Yara Brasil Fertilizantes e MAN Latin America. A etapa de Mato Grosso do Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com o apoio local dos sindicatos rurais dos municípios que estão na rota da caravana.
Tudo está sendo acompanhado de perto pelo Canal Rural. Para acompanhar é só acessar os seguintes endereços: