A população indígena recebeu atendimento prioritário no Programa Especial Mutirão Rural da Cidadania em 2014. Foram realizados 13 mutirões específicos para atender esta população, beneficiando 3025 indígenas de várias etnias. Além das aldeias indígenas, o programa percorreu 62 municípios, registrando 135.808 atendimentos ofertados para 16.135 pessoas este ano.
Os números são do supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), João Vargas, responsável pelo programa no Estado. “O programa cumpriu o objetivo de proporcionar o exercício da cidadania nas regiões mais isoladas do Estado, ofertando serviços gratuitos como a confecção de documentos, atendimentos médicos, teste de glicemia, entre outras atividades”, avalia Vargas.
Para realizar os mutirões, o Senar-MT conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e os Sindicatos Rurais.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).