O Programa Filhos no Campo, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com Sindicatos Rurais, superou as expectativas neste ano de 2014, atendendo 106 turmas, com um total de 3.855 alunos beneficiados. No ano passado, foram realizadas 90 turmas contemplado cerca de 3.600 crianças.
Em sua terceira edição, o programa foi realizado nos municípios de Cáceres, Cuiabá, Várzea-Grande e Tangará da Serra. De acordo com o analista de Projetos Técnicos do Senar-MT, Garibaldi Júnior, responsável pelo Programa, o Filhos no Campo tem a finalidade de aproximar as crianças de sete a 12 anos que vivem nos centros urbanos das ações desenvolvidas no espaço rural. “O objetivo do programa é mostrar para as crianças residentes nas áreas urbanas o trabalho do homem do campo. Como um produtor rural no dia a dia atende a necessidade do pessoal que mora na cidade, principalmente no tocante a produção de alimentos”, explica. “Com o programa a criança tem a oportunidade de acompanhar a atividade de uma propriedade produtiva”, afirma.
O programa consiste em um dia inteiro de visita a uma propriedade rural, onde os alunos conhecem atividades de agricultura e pecuária e as etapas do processo produtivo. “É um dia muito gratificante. As crianças chegam na propriedade e são acolhidas com um delicioso café da manhã típico de fazenda, depois e são levadas por monitores a conhecer as atividades da fazenda e muitas vezes podem ter contato com animais da propriedade, eles param para o almoço e continuam com dinâmicas na parte da tarde, recebem um lanche e retornam para suas casas com muitas lembranças”, cita Garibaldi.
Para 2015 a proposta é superar os números deste ano. Escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com os sindicatos rurais do seu município.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).