A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Força de vontade aliada a conhecimento garantem mudança de vida em Vila Bela

Post Image

Cinco anos após concluir o treinamento ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) de Curtimento e transformação do couro bovino, Clenir Lopez, colhe os louros da sua capacitação. Ele conta como sua vida se transformou. De cerqueiro sem formação alguma se tornou um microempreendedor rural. “A empresa tem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e tudo”, afirma orgulhoso. 

 

Hoje ele possui um curtume na Comunidade Santa Clara, antiga Ponta do Aterro, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá). O empreendimento rural está instalado próximo a uma propriedade de quatro alqueires que ele também conseguiu adquirir com o trabalho do curtume. Lá ele mantém algumas plantações que vende para a comunidade vizinha. No curtume foram construídas duas casas para realizar os trabalhos. Aos poucos ele vem estruturando o local para tratar o couro cru. “Hoje tudo que tenho é graças a esse curso que fiz”, agradece.

 

A cadeia produtiva da Bovinocultura é forte na região, então a matéria prima é encontrada com facilidade. A peça é adquirida por R$ 35 e após trabalhar o couro bovino cru, Gauchinho, como é popularmente conhecido, vende o produto a R$ 23 o quilo. Cada peça rende 10 quilos. “Mando meu produto para todo Estado e também faço artesanato com o couro curtido”, comenta.

 

Para ele, o segredo do sucesso está na força de vontade. Gauchinho conta que era considerado o “patinho feio” da turma de 20 participantes. Porém, a vontade de seguir em frente e de melhorar de vida o fizeram investir no que aprendeu com o curso de Beneficiamento de couro bovino. “Da turma toda só eu permaneci fazendo o curtimento. Mesmo sem estrutura no início consegui me manter no negócio, porque eu penso grande. Sei que não adianta guardar diploma, tem que colocar em prática tudo que a gente aprende e procurar sempre melhorar. Estou querendo fazer um curso de curtimento que preserva o pelo da peça”, adianta seus planos.  

 

Além do treinamento de Beneficiamento do couro o Senar-MT mantém 187 cursos no seu portfólio. Todos gratuitos para o participante e que podem ser solicitados via sindicato rural do seu município. Para mais informações procure o sindicato rural.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).